Guia de pressão dos pneus de bicicleta para bicicletas de estrada e MTB

MANUAL MICHELIN DE PRESSÃO DOS PNEUS DE BICICLETA

A pressão dos pneus de bicicleta tem um efeito significativo no desempenho, por isso você deve sempre garantir que os pneus estejam dentro da faixa recomendada.

Resumo:

Qual é a pressão dos pneus de bicicleta recomendada?

Seria muito simples e incorreto afirmar que existe uma pressão fixa adequada para todos os tipos de pneus, todos os tipos de bicicletas, todos os ciclistas e todas as situações. Por exemplo, um ciclista pesado pode precisar de mais calibragem nos pneus de Mountain Bike do que um ciclista muito mais leve em uma bicicleta Road. E da mesma forma, a pressão recomendada dos pneus para uma bicicleta dobrável pode muito bem ser diferente da pressão recomendada para os pneus de uma bicicleta elétrica.

O que todos os ciclistas devem entender é que os pneus de bicicleta com pouca pressão criam mais resistência ao rolamento e, portanto, tornam a pedalada mais difícil, além de criar riscos de furos, danos materiais ou mau manuseio.

Uma pressão dos pneus da bicicleta muito alta também pode causar problemas. No entanto, pode haver exceções a estas indicações, especialmente para pneus de MTB. Por exemplo, diminuir a pressão em terrenos muito macios, como areia e lama, poderá ajudá-lo a ganhar alguma eficiência de rolagem.

Isso parece confuso? Para começar, você pode assistir ao nosso vídeo “Como definir a pressão dos pneus”:

HOW TO SET THE RIGHT TIRE PRESSURE?

A calibragem dos pneus da bicicleta é medida da melhor forma com uma bomba com medidor de calibragem

A ideia principal é que haja simplesmente um equilíbrio a ser alcançado ao calibrar os pneus das bicicletas. E para o ajudar, a MICHELIN disponibiliza uma gama de pressões de pneus recomendadas para todos os modelos de pneus.

Confira os pneus de bicicleta de corrida MICHELIN, por exemplo. Projetados principalmente para eficiência de rolamento, eles precisam de calibragens diferentes para funcionar do que outros pneus, como os da linha de bicicletas urbanas. O ponto principal é que os ciclistas devem garantir que a calibragem dos pneus esteja dentro da faixa recomendada antes de sair para pedalar.

A melhor maneira de fazer isso é investir em uma bomba com medidor de calibragem para pneus de bicicleta. Ao encher seus pneus, esta bomba exibirá a calibragem de ar atual em Bars ou PSI (libras por polegada quadrada). A MICHELIN possui uma prática tabela de calibragem de pneus de bicicleta que permite converter rapidamente PSI em Bar e vice-versa. Além disso, a nossa tabela de calibragem de pneus de bicicleta oferece mais informações sobre como ajustar a pressão de acordo com o seu peso e o tipo de atividade de ciclismo que você pratica.

Vamos dar uma olhada mais de perto na questão da pressão dos pneus para diferentes disciplinas.

Pressão dos pneus de bicicleta road

Em primeiro lugar, a pressão dos pneus de bicicleta road geralmente exige que as rodas dianteiras e traseiras sejam infladas com a mesma pressão. A única exceção seria a instalação de dois modelos de pneus diferentes, cada um com uma pressão recomendada diferente. A próxima coisa a considerar com a pressão dos pneus de bicicleta road é a largura da seção do pneu e, mais importante, o peso do ciclista. Quanto mais pesado o ciclista, maior deve ser a pressão dos pneus da bicicleta.

O uso, o terreno em que você anda e as condições climáticas também são parâmetros levados em consideração para a pressão ideal. Lembre-se, se necessário, aconselhamos que consulte a tabela de calibragem dos pneus para bicicleta da MICHELIN para converter esses valores em PSI.

Veja como funciona:

Primeiro, encontre os detalhes das pressões recomendadas para pneus de bicicleta para o modelo de pneu instalado na sua bicicleta.

Depois, observe as pressões escritas no flanco do pneu*

A MICHELIN recomenda bombear o pneu até que o talão do pneu esteja bem assentado no aro (sem ultrapassar a pressão máxima do pneu) e deixar sair um pouco de ar, basta tocar na válvula até que o medidor de calibragem para pneus de bicicleta mostre que o nível de enchimento dos pneus voltou aos parâmetros recomendados (sem ultrapassar o limite mínimo de pressão). Feito isso, você notará imediatamente que pedalar fica mais fácil.

Para funcionar, o pneu deve ter uma área de contato correta com o solo e uma rigidez correta no flanco do pneu.

Se o pneu estiver muito duro e os flancos do pneu não se moverem sob o peso do piloto, diminua a pressão. Isso estenderá a superfície da área de contato e melhorará o conforto e o desempenho de aderência.

Se o pneu for muito macio sob o peso do ciclista e a parede lateral do pneu ficar muito deformada, ou se você frequentemente tiver um pneu furado devido a um “beliscão” (“picada de cobra”): aumente a pressão, isso melhorará o manuseio e evitará furos no pneu.

Para funcionar, o pneu deve ter uma área de contato adequada ao solo e uma rigidez correta na parede lateral do pneu. Se o pneu for muito duro e as paredes laterais do pneu não se moverem sob o peso do ciclista: diminua a pressão, isso aumentará a superfície da área de contato e melhorará o conforto e o desempenho da aderência. Se o pneu for muito macio sob o peso do ciclista e a parede lateral do pneu ficar muito deformada, ou se você frequentemente tiver um pneu furado devido a um “beliscão” (“picada de cobra”): aumente a pressão, isso melhorará o manuseio e evitará furos no pneu.

Calibragem pneu de mountain bike

A pressão recomendada para pneus MTB também pode ser encontrada na página de pressão recomendada.

No entanto, este manual é uma indicação aproximada da configuração final, pois pode ser necessário ajustar a pressão para pneus MTB para se adequar ao terreno. Por exemplo, se houver muitas pedras ásperas no percurso, pode ser necessário adaptar a pressão dos pneus.

Praticamente o mesmo é válido para a calibragem dos pneus para cascalho ideal, onde o objetivo é evitar furos.

Guia de calibragem dos pneus para bicicleta

No entanto, em superfícies mais tolerantes, é provável que a pressão para pneus MTB mais adequada seja mais elevada, criando assim menos resistência ao rolamento e permitindo ao ciclista manter velocidades mais rápidas.

Além disso, assim como nos níveis de pressão dos pneus de bicicleta road, o peso do ciclista de Mountain Bike também deve ser considerado. Ciclistas mais pesados tendem a forçar os pneus da bicicleta um pouco mais quando estão em contato com o solo. Consequentemente, uma maior pressão para pneus MTB otimizará o manuseio e o desempenho da bicicleta.

Tenha em atenção que se deseja conhecer a pressão para pneus MTB adaptada ao seu peso, a nossa página de pressões leva este parâmetro em consideração para lhe fornecer um valor recomendado de acordo com o seu modelo de pneu MICHELIN.

Lembre-se que nas MTBs, a roda dianteira deve estar sempre regulada para uma pressão dos pneus da bicicleta ligeiramente inferior (esta recomendação não se aplica a outros tipos de bicicletas).

Qual a pressão dos pneus da bicicleta para outras modalidades?

As tabelas de pressão dos pneus MICHELIN também fornecem valores de pressão recomendados para outras modalidades, como lazer, enduro e trekking urbano.

Entenda o TPI do pneu

TPI significa “Threads por polegada”. Em termos precisos, isto significa o número de fios na estrutura do composto de borracha do pneu por cada centímetro da sua construção. É fácil confundir TPI e PSI, mas lembre-se: o TPI está relacionado com a densidade das cordas resistentes na carcaça do pneu – não está de forma alguma relacionado com a pressão dos pneus da bicicleta. Por exemplo, para uso em estrada, um pneu com carcaça de 120 TPI será mais leve, mais macio e mais móvel do que pneus de valor inferior, pois as roscas são mais finas, assim como a carcaça. É bom que os ciclistas tenham isso em mente se estiverem procurando pneus que possam encher com alta pressão para obter velocidades máximas em competições.

Tanto os ciclistas quanto os engenheiros de bicicletas podem fazer pequenos ajustes na pressão dos pneus da bicicleta para ter em conta a classificação TPI dos pneus que utilizam. Uma pressão ligeiramente mais elevada para um pneu com TPI inferior pode ser apropriada para utilização em estrada, onde os furos são menos comuns.

Mas quando um pneu com TPI elevado for utilizado em terrenos mais acidentados, uma ligeira queda na pressão – sempre dentro dos níveis recomendados – pode ajudar a reduzir o risco de furo.

No entanto, estas preocupações tendem a afetar principalmente ciclistas profissionais. Eles não são algo com que a maioria dos ciclistas em geral precise se preocupar, se a pressão dos pneus da bicicleta estiver sempre dentro da faixa recomendada.

 

*A MICHELIN não recomenda usar o pneu com uma pressão muito baixa, para evitar furos ou danos no aro, e não recomenda ultrapassar a pressão máxima, para evitar danos durante o processo de enchimento.

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