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COMO TROCAR A CÂMARA DA BICICLETA

Há vantagens em ter uma bicicleta com pneus com câmara de ar, mas trocar os pneus com câmara de ar - ou trocar as câmaras de ar - exige um pouco mais de cuidado e atenção aos detalhes do que no caso dos pneus sem câmara, mesmo que o processo seja basicamente igual. Portanto, neste post, veremos como trocar a câmara da bicicleta.
HOW TO MOUNT A ROAD TIRE ?

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HOW TO MOUNT AND UNMOUNT A MOUNTAIN BIKE TIRE?

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Pneus sem câmara de ar e com câmara de ar: qual é a diferença?

A câmara de ar da bicicleta é um anel de borracha inflável que fica dentro do pneu. Quando este tubo é inflado, o pneu fica firme e pode suportar o peso da bicicleta. Então, para ficar claro: Com um pneu com câmara de ar, você não está enchendo o próprio pneu, mas a câmara de ar dentro do pneu.

Por outro lado, os pneus sem câmara de ar não possuem uma câmara de ar. Assim, ao inflá-los, você está bombeando ar diretamente para o espaço dentro do pneu, que forma uma vedação hermética contra o aro da roda. As rodas sem câmara de ar também precisam ter uma vedação hermética ao redor do aro de metal. Isso pode ser obtido com a fita de aro, embora algumas rodas sem aro ofereçam uma base sólida para o aro. Os pneus com câmara de ar não precisam ter aros herméticos como regra (embora alguns sejam distribuídos como “Tubeless Ready").

Ambos os modelos têm suas vantagens e desvantagens e, embora tradicionalmente a maioria das bicicletas use pneus com câmara de ar, os pneus sem câmara de ar estão cada vez mais populares entre os ciclistas. Então, vamos ver como trocar a câmara da bicicleta.

Como trocar a câmara da bicicleta

Primeiramente, é importante distinguir entre trocar uma câmara de ar existente e converter um pneu sem câmara de ar em um pneu com câmara. O processo de trocar a câmara da bicicleta com pneus sem câmara de ar é um pouco diferente. Você poderá conferir estas diferenças abaixo.

como trocar a câmara da bicicleta

O que você precisa para trocar a câmara de ar da bicicleta


Antes de começar, você precisará de alguns itens, por isso, é melhor já ter tudo pronto. Certifique-se de ter:

  • Uma bomba para bicicleta

  • Alavancas de pneus (pelo menos duas)

  • Luvas

  • Alicate

  • Sua câmara de ar de bicicleta substituta (e pneu, se necessário)


As luvas são opcionais, mas recomendadas para proteger suas mãos. Você precisará colocar um pouco de força para usar as alavancas do pneu e manipular o próprio pneu - e sem luvas, você pode acabar machucando as suas mãos.

Remova a roda

O processo de remoção da roda da bicicleta é diferente para as rodas dianteiras e traseiras.

Primeiro, solte os freios. Existem diferentes tipos de freios e você precisará consultar as instruções específicas para os seus freios. Isso vale para as rodas dianteira e traseira.

Para a roda dianteira: Solte o eixo passante (ou abra a trava de liberação rápida, se sua bicicleta tiver uma) e a roda deverá deslizar para fora.

Para a roda traseira: Certifique-se de que sua corrente esteja na engrenagem menor nas rodas dentadas dianteira e traseira (pequenas rodas dentadas). Em seguida, afrouxe o eixo central, assim como o dianteiro, e deslize a roda para fora das bases da roda traseira, levantando cuidadosamente a corrente da engrenagem traseira durante o processo.

Para freios a disco, a MICHELIN recomenda colocar uma ferramenta especial entre as pastilhas de freio ao remover a roda. Isso evita que as pastilhas grudem ao frear com a roda removida.



Remoção dos pneus

Antes de remover o pneu, você precisará esvaziá-lo, supondo que ainda não esteja vazio por causa do furo. Para fazer isso, remova a tampa contra poeira da válvula e pressione o pequeno pino no centro para liberar o ar que continua ali.

  • Primeiramente, solte os talões do aro, sendo que você sempre deverá começar a remover os talões pela válvula.

  • Empurre-os para baixo do aro.

  • Remova o segundo talão manualmente


Em seguida, pegue um par de alavancas de pneu e coloque-as sob o aro do pneu. Se o seu pneu tiver uma câmara de ar (ou se você estiver na dúvida), tome cuidado para não forçar demais, caso contrário, você poderá cortar ou rasgar a câmara de ar. Depois de colocar parte da parede lateral do pneu sobre o aro, comece seu trabalho ao redor da peça. Quando um lado inteiro do pneu estiver sobre o aro, você poderá alavancar parte do outro lado e simplesmente puxá-lo com as mãos. Tenha cuidado para não prender os dedos. Quando o primeiro talão do pneu passar pelo gancho do aro, faça o mesmo com o segundo.

Se você estiver apenas trocando o pneu em uma bicicleta com câmara de ar e pretender reutilizar a câmara existente, tenha cuidado ao remover o pneu. É muito fácil cortar a câmara de ar com suas ferramentas ou pelo atrito com o aro, causando danos.



Instalação da nova câmara de ar da bicicleta e pneu

Não há nenhum truque especial para colocar tudo de volta - simplesmente faça o que você fez antes, mas ao contrário. Tome cuidado para não prender a câmara de ar ao colocar o pneu de volta no aro, caso contrário, você poderá furá-lo antes mesmo de dar uma volta com a bicicleta. Complete a instalação do talão no aro pela válvula. Certifique-se de que os talões fiquem na borda.



Reinstalando a roda

Neste processo, basta fazer exatamente o caminho contrário ao tirar a roda. Seus freios já devem estar soltos por ter tirado a roda antes. Apenas mantenha-os fora do caminho ao empurrar a roda de volta para o lugar. Para a roda traseira, você precisará colocar a corrente de volta na engrenagem da roda dentada. Isso geralmente é mais fácil se você colocar a corrente em alguns dentes e girar a roda lentamente.

Para o freio a disco, tenha cuidado ao recolocar a roda, principalmente a roda traseira. O disco poderá danificar seu quadro se você tocar nele. Certifique-se de substituir o disco corretamente entre as pastilhas de freio.

Por fim, trave a roda no lugar e acione os freios novamente. Certifique-se de dar um bom giro nas rodas com a bicicleta parada e fora do chão. Isso permitirá verificar se cada roda está girando, observando se há outros problemas e testando seus freios ao mesmo tempo!

Pronto, agora você já pode pedalar. Já que mencionamos os pneus com e sem câmara de ar, vamos conferir algumas das vantagens e desvantagens de cada um.

Pneu com e sem câmara de ar: vantagens e desvantagens

  • Os pneus sem câmara de ar furam menos: É provável que a principal razão pela qual as pessoas optam pelos pneus sem câmara de ar é a sua maior resistência, o que significa menos furos para o ciclista. Isso ocorre principalmente porque a câmara de ar da bicicleta não é muito forte - ela não foi projetada para ser, já que isso é responsabilidade do pneu. Mas, se você bater em algo com força suficiente para comprimir o pneu para dentro a ponto de o objeto atingir o aro, isso poderá causar algo conhecido como um “beliscão no pneu” ou “picada de cobra”. Isso ocorre quando a câmara de ar da bicicleta é suficientemente comprimida a ponto de acabar se rasgando.


  • Os pneus sem câmara de ar proporcionam uma pedalada com mais qualidade: Optar pelo pneu sem câmara de ar permite que você use seus pneus com uma pressão mais baixa, tornando a pedalada mais suave. Como você precisa se preocupar menos com os pneus furados, poderá permitir que seus pneus absorvam mais força em terrenos acidentados, tornando-os um pouco mais macios.


  • Os pneus com câmara de ar são mais fáceis de encher: Porém, esta é uma vantagem dos pneus com câmara que não deve ser negligenciada, especialmente para ciclistas que vão percorrer muitos quilômetros longe da civilização. Você precisará mover muito ar rapidamente para colocar seus pneus sem câmara de ar sobre o talão do aro para que o pneu forme uma vedação adequada. No caso dos pneus com câmara de ar, você está enchendo uma câmara selada, então este processo não requer tanta agilidade.


  • É fácil voltar a usar o pneu com câmara de ar após usar o pneu sem câmara: Se você optar pelos pneus sem câmara e decidir que não gosta deles, é fácil voltar a usar os pneus com câmara de ar. Você pode mudar de pneu com câmara para pneu sem câmara na maioria dos casos, mas isso requer mais esforço. E, em alguns casos, optar pelos pneus com câmara de ar significa comprar rodas totalmente novas. A propósito, todos os nossos pneus são Tubeless Ready, portanto, podem ser usados com uma câmara de ar.


  • Usar um pneu sem câmara de ar não significa que você não precisará comprar uma câmara de ar. No caso de um furo grande, você terá que montar seu pneu com uma câmara de ar se o selante não funcionar. 

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