COMO ESCOLHER SEUS PNEUS DE MOUNTAIN BIKE
Dois critérios para escolher os pneus de mountain bike corretos
1. Certifique-se de escolher o tamanho certo do pneu de MT
Conforme mencionado no guia MICHELIN para entender o tamanho de pneu de bicicleta, os pneus MTB devem ter as dimensões corretas para as rodas da sua bicicleta. O tamanho é importante na escolha do pneu e você poderá encontrá-lo na lateral do pneu. Os documentos fornecidos pelo fabricante da sua bicicleta também mostram o tamanho de pneu recomendado e as larguras máximas dos pneus. Para garantir o bom ajuste do seu pneu, escolha apenas pneus MTB da MICHELIN com o diâmetro específico correspondente.
2. Escolher o pneu de MTB certo para o uso apropriado
Escolher o tamanho certo do pneu é apenas uma das etapas do processo. Os ciclistas de Mountain Bike casuais e os ciclistas que participam em eventos competitivos buscam um desempenho diferente ao escolher seu pneu. Enquanto alguns desejam apenas pedalar em trilhas suaves, outros querem usos mais avançados.
A boa notícia é que a MICHELIN produziu uma seleção de pneus de mountain bike, subdivididos em diversas linhas para diferentes atividades de Mountain-bike. Seja qual for o tipo de ciclismo que planeia praticar, temos a gama certa para você.
Por exemplo, se você deseja pneus MTB de alta performance construídos para enduro, nossa linha MICHELIN Enduro. atenderá às suas necessidades. Se você estiver envolvido em outras modalidades, também oferecemos pneus para Cross Country, pneus para E-Bike e uma linha de Downhill. Você também pode encontrar os pneus Freestyle na linha de produtos MTB, além de uma linha de pneus Everyday, voltados para uso geral.
Alguns dos nossos pneus, como os da gama MICHELIN Cross Country, apresentam sulcos da banda de rodagem de baixo perfil, o que os torna adequados para superfícies duras e proporcionam um melhor desempenho em termos de resistência ao rolamento do que um pneu de descida (mais focado na aderência). . Outros, como os pneus de lama MICHELIN, fornecem blocos de trilhas específicas. Esse recurso ajuda a fornecer melhor aderência e estabilidade em um piso molhado ou macio, além de oferecer um bom desempenho geral em condições secas.
Quais são os melhores pneus para mtb da MICHELIN?
Nenhuma linha de pneus para mtb pode ser considerada a melhor – porque todos são projetados para finalidades diferentes.
Por exemplo, mesmo que você sinta que escolheu os melhores pneus de mtb para lama, eles podem não ter um desempenho tão bom em superfícies duras quanto os pneus projetados especificamente para essa finalidade. Por isso é importante escolher os pneus de acordo com o uso pretendido.
Identificar os melhores pneus para mtb para o seu uso é simples, pois todas as gamas de pneus de mountain bikeMICHELIN são nomeadas logicamente de acordo com a sua disciplina. Por exemplo: Force XC é para Cross Country, Force ou Wild AM para All Mountain, Wild ENDURO para Enduro, DH para DownHill…
Não se esqueça que o desempenho de todos os pneus de mountain bike pode ser ajustado alterando cuidadosamente o nível de calibragem.
Posso usar pneus de estrada para Mountain Bike?
O uso de pneus de estrada para mountain bike não é recomendado.
Por quê? Simplesmente porque as bandas de rodagem lisas e os compostos dos pneus de estrada não foram projetados para uso off-road. Os pneus de estrada e cidade só são compatíveis com solos de asfalto ou cascalho. E como veremos, há também a questão do tamanho das rodas.
Por que os pneus de bicicletas de estrada não são adequados para rodas de MTB
Existem várias diferenças entre as rodas de estrada e de MTB. Para começar, nas bicicletas de estrada o tamanho da roda é expresso em milímetros, enquanto nas bicicletas de MTB é expresso em polegadas. Mas a largura é a principal diferença.
Embora seja tendência ter rodas de bicicleta de estrada um pouco mais largas, a grande maioria das MTBs ainda tem rodas muito mais largas. Mesmo nas bicicletas híbridas e urbanas, que normalmente têm rodas mais largas do que as bicicletas de estrada, os aros não são suficientemente largos para o MTB. O pneu pode sair do aro e afetar sua segurança durante o passeio.
Saiba mais sobre a compatibilidade entre pneu e aro
As mountain bikes têm aros mais largos para acomodar pneus mais largos, pois proporcionam maior estabilidade, tração e manuseio necessários ao andar em terrenos acidentados. Mesmo que encontrasse um conjunto adequado e instalasse pneus de bicicleta de estrada na sua MTB, a falta de aderência e a fraca capacidade de manobra resultantes seriam muito decepcionantes – e também perigosas.
Se você está se perguntando como andar de mountain bike com segurança na estrada e com melhor eficiência de rolamento, a melhor maneira é adquirir outro conjunto de rodas com pneus de estrada e colocá-los na MTB para suas viagens. Caso contrário, você deve escolher pneus de mountain bike que também sejam adequados para uso em estradas.
Quais pneus de mtb são adequados para a estrada?
Os melhores pneus MTB para uso em estrada são aqueles com superfícies lisas e menos seções nodosas. Por exemplo, os pneus da linha Cross Country da MICHELIN se enquadram na categoria de pneus de Mountain Bike para estrada e trilha e permitem que os ciclistas pedalem mais rápido em superfícies mais duras. Estes são os pneus ideais se você planeja usar sua Mountain Bike na estrada. Além disso, eles também continuarão a ter um bom desempenho em trilhas off-road.
Posso colocar pneus mais largos na minha Mountain Bike?
A instalação de pneus mais largos numa MTB é possível se houver espaço suficiente. Isso depende das especificações do quadro. As larguras máximas dos pneus são definidas pelos fabricantes das bicicletas. Geralmente não é difícil colocar pneus de mountain bike mais largos em uma roda de mountain bike, desde que você adquira o diâmetro certo.