COMO ENCHER PNEU DE BICICLETA PARA UM DESEMPENHO IDEAL

COMO ENCHER PNEU DE BICICLETA PARA UM DESEMPENHO IDEAL

Encher pneus de bicicleta corretamente ajudará você a tirar o máximo proveito deles e melhorar seu passeio. Como garantir uma boa conexão com a válvula da câmara de ar e manter a calibragem correta? Continue lendo para descobrir as respostas.

Como encher pneu de bicicleta - passo a passo 

Encher pneus de bicicleta com uma bomba manual é a solução mais comum

Encher pneus de bicicleta é simples se você seguir estes passos:
 

  1. Verifique a calibragem recomendada para os seus pneus MICHELIN. Lembre-se que a calibragem mínima e máxima recomendada, indicada na lateral do pneu, é válida apenas para a montagem do pneu.
     
  2. Remova a tampa da válvula da câmara de ar, guarde a tampa para rosqueá-la de volta mais tarde.
     
  3. Confirme o tipo de válvula utilizada na câmara de ar: As válvulas Schrader são largas e planas, enquanto as válvulas Presta são finas e estreitas, afunilando-se no final. Existem também outros dois tipos de válvulas: Wood e Regina.
     
  4. Certifique-se de que a bomba da sua bicicleta os bicos corretos para o tipo de válvula instalada, caso contrário, você não conseguirá encher o pneu. A maioria das bombas de bicicleta de qualidade possui bicos para ambos os tipos de válvulas.
     
  5. Se a válvula tiver uma porca de travamento na haste da válvula, você deverá desparafusá-la. Essa característica está presente na válvula Presta. De qualquer forma, toque a extremidade da válvula para confirmar se há saída de ar. Isso também significa que a câmara de ar está pronta para ser enchida de novo.
     
  6. Conecte sua bomba de bicicleta à válvula. Alguns modelos se conectam diretamente, enquanto outros possuem uma mangueira flexível para esse fim. De qualquer forma, alinhe a bomba com cuidado sobre a válvula para conectá-las adequadamente. Não tente conectá-las enquanto segura a bomba em um ângulo, ou seja, desalinhada.
     
  7. Faça uma boa conexão hermética com a bomba firmemente presa à válvula. Agora você pode começar a encher o pneu. Tenha o cuidado de manter o alinhamento durante todo o bombeamento para evitar danos à válvula (especificamente no caso da válvula Presta).
     
  8. Mexa a bomba para cima e para baixo ou para frente e para trás, observando o manômetro para obter a leitura de pressão necessária. Lembre-se de que a agulha do medidor piscará conforme você bombeia ar para dentro do pneu. Portanto, verifique sempre a leitura quando a agulha estiver parada.
     
  9. Desengate a bomba assim que o pneu atingir o nível correto de pressão. Faça isso com cuidado e agilidade para minimizar qualquer perda de pressão de ar. Recoloque a porca de travamento, se houver, e aparafuse a tampa da válvula.
     
  10. Em seguida, passe para o outro pneu da bicicleta e encha-o também. Uma boa dica é voltar ao primeiro pneu para verificar a pressão mais uma vez. Qualquer queda na pressão do ar pode indicar que você tem um furo lento, como um buraco na câmara, um selante defeituoso ou uma base de aro danificada. Neste caso, o pneu precisa ser reparado ou substituído.

Como encher pneu de bicicleta sem uma bomba manual

De modo geral, as bombas manuais são ideais para ciclistas porque são pequenas e fáceis de transportar enquanto estão pedalando. Algumas até são projetadas para prender no quadro da bicicleta, sendo mais convenientes. Mas talvez você não tenha uma bomba manual disponível. Então, quais são as outras maneiras para encher os pneus de bicicleta?

Encher um pneu de bicicleta em um posto de gasolina/com um compressor

Você pode ter a opção de encher um pneu de bicicleta em um posto de gasolina ou com um compressor de ar.  Se for o caso, é importante proceder com extremo cuidado. Como os pneus de carro geralmente são equipados com válvulas Schrader, uma bomba de ar disponível em um posto de gasolina pode ser adequada se o pneu da sua bicicleta também estiver equipado com esse tipo de válvula. As conexões para válvulas Presta geralmente não estão disponíveis nessas bombas de ar. Como resultado, encher pneus de bicicleta com uma máquina dessas pode facilmente levar a uma pressão excessiva, causando uma ruptura na câmara de ar. Isso também pode danificar sua bicicleta e causar ferimentos em quem estiver por perto. Se possível, a MICHELIN recomenda evitar as bombas de ar de postos de gasolina - a menos que tenham configurações específicas para ciclistas.

Encher um pneu de bicicleta com uma bomba de pedal

Hoje em dia, muitos ciclistas amadores usam uma bomba de pedal em vez de uma bomba manual.

Como encher pneu de bicicleta com uma bomba de pedal?

O processo é muito parecido com uma bomba manual. A única diferença é que uma bomba de pedal permanece no chão depois de conectada à válvula. Então, em vez de um movimento manual de vai e vem, você bombeia ar aplicando uma pressão para baixo com o pé. Além disso, essas bombas costumam ter um manômetro grande, o que é uma vantagem útil. A única desvantagem é que as bombas de pedal são mais pesadas e volumosas do que a maioria das bombas manuais.

Encher um pneu de bicicleta com uma bomba de CO

É possível utilizar bombas de CO₂, muito úteis em caso de emergência. No entanto, essa solução pode ser perigosa devido à alta pressão e ao resfriamento instantâneo da bomba ao ser aberta. Portanto, o melhor é entrar em contato com um profissional certificado ou com o fabricante para saber o que fazer.

Por que é tão importante encher pneus de bicicleta corretamente?

Encher os pneus da sua bicicleta de acordo com a calibragem correta é importante por três razões principais, que explicaremos detalhadamente a seguir.

A resistência ao rolamento será melhor

Andar de bicicleta com pneus furados ou com pouca pressão não é nada agradável e pode ser arriscado, especialmente em estradas ou nas cidades, onde as superfícies são relativamente planas (em comparação com o uso off-road, onde há muitos obstáculos). Essencialmente, isso se resume à resistência ao rolamento. Em outras palavras, quando os pneus da bicicleta estão com pouca pressão, eles têm um perfil mais plano, o que cria mais atrito para o ciclista superar. Isso torna a pedalada muito mais difícil, mesmo em superfícies muito boas, como estradas com o asfalto recentemente renovado. Assim, os pneus furados levam a velocidades mais baixas, fadiga muito maior e menos prazer ao pedalar.

No entanto, isso deve ser considerado no caso dos pneus para MTB, onde a baixa pressão pode beneficiar o ciclista. De fato, uma boa pressão de acordo com o terreno e suas inúmeras restrições (ou obstáculos) trará um melhor resultado entre aderência, resistência ao rolamento e desempenho da velocidade.

Encher os pneus da bicicleta permite tirar o máximo proveito dos seus pneus
Melhor desempenho

É ainda mais importante saber como é difícil encher os pneus de  bicicleta quando ela é usada para corridas. Sem o nível correto de pressão, os competidores se colocam em uma desvantagem considerável. Mesmo ciclistas fortes, que podem desenvolver uma alta potência, achariam muito mais difícil acelerar e manter sua velocidade máxima se os pneus de suas bicicletas de corrida não estivessem calibrados no seu nível ideal.

Melhor manuseio 

Por fim, encher corretamente um pneu de bicicleta vai além de conseguir ir mais rápido e mais longe. Os pneus de bicicleta com excesso de pressão ou falta de pressão dificultam e muito o manuseio de qualquer bicicleta. Se você deseja manter uma aderência melhor na superfície da pista deve estar ciente de que bons pneus, como os fabricados pela MICHELIN, devem ser inflados até o nível ideal para maximizar o desempenho de manuseio - especialmente nas curvas ou na frenagem. Um melhor manuseio também significa ser capaz de pedalar com mais segurança, o que é essencial, seja uma bicicleta de cidade, uma bicicleta infantil, uma Mountain Bike ou uma bicicleta de estrada.

Você encontrará mais informações no nosso guia de calibragem de pneus.

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