Uma melhor aderência do pneu da bicicleta permite que você faça curvas sem precisar reduzir muito a velocidade

MAXIMIZE O SEU DESEMPENHO ESCOLHENDO OS PNEUS DE BICICLETA CERTOS

Falar sobre o desempenho do pneu significa falar sobre comprometimento. Por exemplo, a eficiência de rolamento se equilibra com o desempenho de aderência e a leveza se equilibra com a força. Dependendo da utilização da bicicleta, os nossos engenheiros procuram o melhor compromisso para que os pneus se adaptem às necessidades do ciclista: por exemplo, pneus leves e de rolamento rápido para X-Country, máxima aderência e robustez para Downhill.

Que desempenho você deve buscar ao escolher os pneus da bicicleta para tirar o melhor proveito deles? Descubra em nosso artigo.

Pneus de bicicleta adaptados ao seu uso

Em primeiro lugar, o ciclista deve escolher um pneu adaptado ao seu segmento (Estrada/Cross Country/All Mountain/Enduro/Downhill) e adaptado às condições habituais da pista (carcaça reforçada, padrão de piso).

Dependendo do seu uso, o desempenho que você deseja alcançar não será necessariamente o mesmo. Vamos dar uma olhada nos principais recursos de desempenho que devem desempenhar um papel na sua decisão.

Resistência ao rolamento da bicicleta

Simplificando, a resistência ao rolamento é o atrito gerado pelo contato do pneu com o solo. Este é um dos principais fatores que tornam o ciclismo mais difícil, juntamente com a resistência do ar e com a gravidade, se você estiver em uma subida.

Surpreendentemente, os pneus de bicicleta mais finos podem ter maior contato com a superfície, porque se deformam mais à medida que o peso é aplicado. Por muitos anos, a largura padrão do pneu de bicicleta de estrada para um desempenho ideal era de 23 mm. A principal razão para isso não foi a resistência ao rolamento da bicicleta, mas a resistência ao ar. No entanto, hoje em dia, a maioria dos ciclistas usa pneus de 25 ou 28 mm. Aqui, a maior resistência ao ar é mais do que compensada por uma melhor resistência ao rolamento da bicicleta, um melhor manuseio e um maior conforto. Portanto, a resistência ao rolamento é uma decisão cuidadosamente equilibrada envolvendo a largura correta do pneu de bicicleta e a pressão adequada, além das especificações do pneu (borracha…).

Aderência dos pneus de bicicleta

Em uma superfície lisa e seca, a resistência ao rolamento da bicicleta é claramente a que mais afeta o desempenho - desde que você ande apenas em uma linha reta. Então, o que acontece quando você faz uma curva? Quer você ande na estrada ou off-road, sua capacidade de fazer curvas em alta velocidade também é vital para o desempenho. Nas corridas, perde-se tempo nas curvas lentas e gasta-se mais energia para recuperar o ritmo após a manobra.

A aderência é, portanto, muito importante nas curvas. Como você equilibra a menor resistência ao rolamento da bicicleta nas retas com uma boa aderência nas curvas, inclusive em superfícies molhadas? Esta é a questão na qual a Michelin tem trabalhado, como explica o nosso especialista neste vídeo. Uma pergunta para a qual nossos engenheiros encontraram a resposta.

Michelin Power Tire - Adherence Test

Quanto melhor for a aderência nas curvas, mais seguro e confiante você se sentirá.

É por isso que a MICHELIN utiliza uma configuração de teste precisa para avaliar a aderência nas curvas em piso molhado. Uma pista circular é continuamente borrifada com água para representar condições escorregadias. Então, uma bicicleta motorizada é conduzida ao redor do circuito em velocidades crescentes até que o limite de aderência seja alcançado. Isso permite a determinação precisa da velocidade máxima em curva e do ângulo de inclinação de cada pneu em condições de chuva para selecionar o pneu de bicicleta com melhor desempenho.

Uma melhor aderência do pneu da bicicleta permite que você faça curvas sem precisar reduzir muito a velocidade


Desempenho em todas as condições meteorológicas

Corridas de mountain bike em terreno acidentado

O terreno e o clima são outros aspectos a se considerar. Em condições secas, a melhor aderência com pneus de bicicleta de estrada pode ser proporcionada por pneus com piso muito leve e que oferecem uma combinação feliz de baixa resistência ao rolamento da bicicleta e boa aderência. Os pneus, como os novos pneus de corrida MICHELIN, são um excelente exemplo. Mas, se o tempo chuvoso for muito comum, você poderá considerar o uso do pneu da MICHELIN para todas as estações, que é mais aderente, além de ter uma excelente resistência à furos.

Se você pedalar off-road, encontrará ainda mais desafios de aderência. A questão central para o desempenho aqui não é a resistência ao rolamento da bicicleta, mas sim a segurança nas curvas em um terreno acidentado ou lamacento e em todos os tipos de clima.

Por exemplo, a melhor combinação de pneus de Mountain Bike possui uma banda de rodagem muito mais espessa e com mais superfície de contato do que as bicicletas de estrada. Esses pneus também precisam resistir a pedras pontiagudas e outros perigos; portanto, os melhores pneus para Mountain Bike possuem qualidades resistentes a furos para mantê-lo em movimento.

Fabricantes de pneus sérios, como a MICHELIN, usam uma variedade de testes para otimizar o desempenho. No centro de testes da MICHELIN em Clermont-Ferrand, por exemplo, os ciclistas completam voltas em um grande circuito com uma potência constante e em várias condições climáticas simuladas. Testes como estes indicaram melhorias significativas de ritmo com a nova linha Power da MICHELIN em relação à anterior.

Resistência a furos em pneus de bicicleta

Já mencionamos a proteção contra furos, mas vale a pena analisar em detalhes o valor dos pneus de bicicleta resistentes a furos para mais desempenho. São poucas as corridas na estrada que não apresentam riscos de furos, e ainda menos no caso das competições de trilhas. Pneus de bicicleta resistentes a furos para rodas 700c para corridas na estrada, assim como as rodas comuns de Mountain Bike de 29 polegadas, apresentam uma camada especial de material protetor. Esta camada protege contra pinos, pontas, pedras e outros objetos pontiagudos e, assim, contribui para as qualidades de resistência a furos dos pneus de mountain bike. Nos últimos anos, os pneus de bicicleta mais resistentes a furos melhoraram consideravelmente em termos de desempenho, embora os ciclistas desejem um melhor compromisso em termos de sensação de estrada, conforto e aderência.

O melhor compromisso de desempenho da Michelin

Os pneus Bi-compound da própria MICHELIN são uma excelente escolha tanto para resistência a furos quanto para curvas em um terreno molhado. Os pneus apresentam uma faixa central com baixa resistência ao rolamento da bicicleta, alta proteção contra furos e boa durabilidade. Ao fazer uma curva, o piloto se inclina em direção à curva, quando as bordas do pneu entram em ação. Por esse motivo, os pneus Bi-compound também apresentam faixas laterais com uma formulação de borracha mais aderente para lidar com as curvas em um terreno molhado.

Perguntas frequentes sobre desempenho

  • A resistência ao rolamento da bicicleta é fundamental para o desempenho?


Certamente é um dos fatores mais importantes, sendo o principal a ser considerado para corridas na estrada ou cronometradas. No entanto, uma boa aderência à pista também é significativa. Os pneus aderentes permitem ter mais confiança ao fazer curvas com agilidade e segurança. A resistência aos furos também reduz o risco de interrupções para trocas de câmaras. E o conforto geral nunca deve ser esquecido, especialmente em viagens longas.

  • Os pneus de bicicleta de estrada oferecem o melhor desempenho?


As características de desempenho variam de acordo com o tipo de bicicleta, o terreno e as condições climáticas. Para superfícies ásperas, os pneus pesados e espessos oferecem muito mais aderência. Da mesma forma, em dias chuvosos você precisará de pneus com melhores formulações de piso ou aderência para ter um bom desempenho.

  • Os pneus de bicicleta para chuva se desgastam mais rápido?


Em alguns casos, sim. Formulações de borracha mais aderentes se prendem melhor à estrada, mas, por serem mais macios, podem não durar tanto. No entanto, alguns pneus de bicicleta usam uma abordagem dupla, combinando faixas centrais resistentes com painéis laterais mais aderentes para curvas, assim, você obtém o melhor dos dois mundos.

  • Devo abrir mão do conforto pelo desempenho?


Não necessariamente. Em geral, é mais confortável pilotar com pneus de bicicleta mais largos e pressões de enchimento um pouco abaixo do limite. Muitas vezes, os pneus de bicicleta superduros apresentam melhor desempenho. Isso pode acontecer em trilhas suaves, mas geralmente não é o caso no mundo real. Os pneus de bicicleta duros oferecem menos proteção contra choques e superfícies ásperas. Isso pode deixá-lo mais lento, além de ser desconfortável.

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