Posso colocar pneus para uso gravel em uma bicicleta de estrada?

POSSO USAR OS PNEUS PARA USO GRAVEL OU CYCLOCROSS EM UMA BICICLETA DE ESTRADA?

Em alguns casos, é possível instalar pneus para uso gravel numa bicicleta de estrada. No entanto, existem limitações. Neste artigo explicaremos o que é possível fazer para que você aproveite seus passeios sem riscos.

Posso colocar pneus para uso gravel em uma bicicleta de estrada?

Em alguns terrenos é melhor usar pneus para uso gravel ou Cyclocross em uma bicicleta de estrada

Algumas precauções devem ser tomadas antes de considerar a instalação destes pneus na sua bicicleta de estrada. Por quê? Os pneus para uso gravel são um tipo de pneu de bicicleta projetado para terrenos mais exigentes do que a maioria das bicicletas de estrada chega a utilizar. Em outras palavras, eles não são projetados especificamente para bicicletas de estrada, mas para outros tipos de bicicletas, como as híbridas.

Quando você deve considerar a instalação de pneus para uso gravel na sua bicicleta de estrada?

Se você possui uma bicicleta de estrada e deseja levá-la para uma trilha ou outra superfície off-road, outro tipo de pneu pode ser preferível aos pneus de estrada convencionais.

Os pneus para bicicleta de estrada são – como o próprio nome indica – projetados para uso em trechos asfaltados. Em outras palavras, eles são otimizados para produzir menor resistência ao rolamento durante o uso em uma superfície dura e relativamente uniforme. Mas ao usá-los em superfícies acidentadas, como galhos, cascalho e pedras, eles podem perfurar com mais facilidade. Além disso, os pneus para bicicletas de estrada nem sempre oferecem o mesmo grau de controle de manuseio da bicicleta nesses tipos de terreno.

Como saber se é possível colocar pneus para uso gravel em uma bicicleta de estrada?

A maneira mais simples de saber é verificar o formato do quadro da roda traseira e a proximidade dos garfos dianteiros do pneu. Por que ? Porque os pneus de gravel tendem a ter um perfil mais pronunciado, por vezes com mais largura e/ou altura do que os pneus convencionais para bicicletas de estrada. Portanto, eles podem tocar na estrutura depois de montados e tornar-se inutilizáveis.

Algumas bicicletas de estrada possuem um espaço livre na altura e na lateral para acomodar pneus um pouco maiores, mas nem todas são assim. As dimensões máximas dos pneus são definidas pelo fabricante da bicicleta. Portanto, você deve verificar as especificações da sua bicicleta para descobrir a largura e altura máximas que ela pode aceitar.

Mas cuidado! Mesmo quando as rodas da bicicleta de estrada forem ajustadas com sucesso em um conjunto de pneus para uso gravel, elas ainda podem não servir no quadro da bicicleta.

Felizmente, os pneus MICHELIN POWER GRAVEL vêm em tamanhos diferentes e cabem em muitas rodas de bicicleta de estrada. Além do mais, seu design nodoso significa que é mais fácil manter a aderência, o desempenho e o manuseio em estradas e trilhas. Isso porque seu tipo de padrão de piso, que apresenta pequenos blocos para uma resistência ao rolamento baixa, ainda oferece excelente tração em terrenos mistos.

Saiba mais sobre a compatibilidade entre pneu e aro

Saiba mais sobre a compatibilidade entre pneu e aro

tyre rim compatibility uk

Posso usar os pneus Cyclocross na bicicleta de estrada?

Quanto aos pneus para uso gravel depende principalmente da bicicleta e se o aro da roda traseira está próximo ao quadro ou não.

Os pneus Cyclocross podem não ser tão bons na estrada quanto os pneus adequados para bicicletas de estrada, mas são uma boa escolha polivalente caso a bicicleta de estrada seja utilizada em vários ambientes diferentes.

Melhor ainda, eles funcionam bem em condições úmidas e secas. A única coisa que você deve ter em mente é que, assim como os pneus para uso gravel, os pneus de Cyclocross são um pouco mais pesados do que os pneus típicos de bicicletas de estrada e tendem a se desgastar mais rapidamente se você andar apenas na estrada.

Os pneus de Cyclocross devem ser usados em bicicletas de estrada?

Os pneus Cyclocross são mais resistentes a furos

Se você usa sua bicicleta de estrada para se deslocar para o trabalho no trânsito da cidade, poderá encontrar obstáculos que podem furar o pneu. Como há outras pessoas circulando na pista, pode ser difícil detectar vidros quebrados, galhos pontiagudos e até mesmo buracos pelo caminho. Outra vantagem de usar os pneus Cyclocross na bicicleta de estrada é que eles tendem a ser um pouco mais resistentes a furos do que os pneus convencionais. Isso pode ser útil na estrada, bem como em trilhas.

É melhor ter um segundo par de rodas?

A desvantagem de instalar pneus Cyclocross ou pra uso gravel em uma bicicleta de estrada é que isso exige tempo e esforço. Por exemplo, você pode precisar de pneus para uso gravel instalados em sua bicicleta de estrada apenas algumas vezes por ano. Portanto, para economizar tempo e esforço, você pode preferir uma alternativa melhor. Em vez de trocar os pneus, você pode considerar comprar um segundo par de rodas.

A razão para isso é que é mais rápido e muito mais fácil trocar um conjunto de rodas por outro do que usar as mesmas rodas com pneus diferentes. Bicicletas modernas de todos os tipos possuem mecanismos de liberação rápida. Investir em outro conjunto de rodas com um tamanho de aro adequado aos modernos tamanhos de pneus Cyclocross ou para uso gravel é, portanto, uma opção mais fácil.

You are using a web browser not supported
You are using a website browser that is not supported by this website. This means that some functionality may not work as intented. This may result in strange behaviors when browsing round. Use or updgrade/install one of the following browsers to take full advantage of this website