10 DICAS PARA EVITAR UM FURO
1. Verifique a calibragem do pneu regularmente
Para bicicletas com câmaras de ar, é importante garantir que elas estejam devidamente infladas antes de sair para pedalar. Esta é a nossa primeira dica para evitar furos e é tão simples quanto essencial.
Se você pedalar com pressões muito baixas, corre o risco de comprimir a câmara de ar e causar um furo sem passar por cima de nada pontiagudo. Você pode até correr o risco de seu pneu sair do aro!
Por outro lado, encher demais pode causar danos aos pneus. É improvável que você danifique seu pneu bombeando-o manualmente. Mas, quando você começa a pedalar, aumenta a pressão dos pneus simplesmente por incluir o seu próprio peso. Portanto, se você estiver andando em terreno acidentado, cada solavanco pode causar um aumento repentino na pressão do pneu e danificá-lo.
Para descobrir a pressão certa para sua bicicleta, leia nosso manual de pressão.
2. Confira seus pneus regularmente
Se você tem uma bicicleta com pneus com ou sem câmara de ar, verifique regularmente os pneus para evitar furos, detectando um possível problema antes de pedalar.
O problema mais óbvio seria algo pontiagudo preso na banda de rodagem. Não estamos falando apenas de pedaços de vidro ou parafusos, mas até mesmo pedaços de cascalho afiado podem ser suficientes para causar um furo se continuarem pressionando o mesmo local repetidamente. Você também pode detectar áreas de pneus com desgaste pronunciado. Em um pneu sem câmara de ar, isso significa um furo prestes a acontecer. Para um pneu com câmara de ar, um remendo desgastado pode expor a câmara de ar ou permitir que algo pontiagudo penetre rapidamente na parte externa do pneu e, assim, causar um furo.
3. Considere usar pneus sem câmara de ar
Andar com pneus sem câmara permite que você desfrute do conforto de pressões mais baixas dos pneus e, como veremos, se não impedirem totalmente um furo, podem evitar o mesmo. Bicicletas Road e Mountain Bikes com pneus sem câmara de ar não são a opção mais utilizada para uma bicicleta comum. Mas aqueles que pedalam com pneus sem câmara aproveitam os benefícios de uma tecnologia que depende do uso de um selante de látex dentro do pneu. Este líquido (ou “Slime”, como é chamado) sela efetivamente qualquer furo antes que o pneu perca alguma pressão. Todos os pneus sem câmara de ar da MICHELIN devem ser usados com selante de pneus. Na prática, o selante de látex para pneus veda apenas pequenos orifícios (até 3 mm de diâmetro). Isso significa que você deve ter cuidado depois que isso acontecer.
Os selantes de pneus geralmente precisam ser renovados a cada 3 meses (dependendo do tipo de selante), o que significa que é recomendado adquirir um kit de selante de pneus que contenha tudo o que você precisa. Como alternativa, muitos revendedores de bicicletas ficarão felizes em fazer o conserto para você. Alguns ciclistas que usam câmaras de ar convencionais também defendem o uso de selante de látex sem câmara dentro de uma câmara de ar de bicicleta. Um produto que ilustra essa tecnologia é o gel de prevenção de furos em pneus de bicicleta da MICHELIN. Otimizado para válvulas Schrader, este gel pode ser usado em pneus com ou sem câmara de ar. Ele veda furos, limita a perda de pressão e permite que os ciclistas continuem pedalando sem precisar parar para encher novamente o pneu danificado.
4. Não use pneus velhos
Pelas razões mencionadas acima, você sempre deverá trocar os pneus quando começarem a apresentar um aspecto desgastado. Assim como a tração reduzida de bandas de rodagem desgastadas, uma camada externa mais fina aumenta o risco de furos. Resumindo, se quiser evitar um furo, não demore ao notar que os pneus estão muito gastos e precisam ser trocados.
5. Não ande na sarjeta
Ao andar de bicicleta nas estradas, ficar fora da valeta pode evitar furos. Se os garis se concentram nas valetas saiba que é porque todos os detritos aleatórios da estrada acabam sendo depositados ali.
Portanto, se você estiver andando na valeta, o risco de encontrar algum objeto que possa furar o pneu é muito maior do que na estrada.
Mas não é apenas a valeta. Você também precisa se preocupar com outras coisas, como buracos, que geram risco de perfuração (devido ao impacto repentino e agudo), além de poder derrubá-lo da bicicleta se você não estiver atento.
6. Use pneus mais largos
Essa dica de prevenção de furos é para ciclistas que costumam se aventurar fora dos circuitos habituais. Ignore esta dica se você for exclusivamente um ciclista de estrada, que raramente vê algo irregular além da lombada.
Para os demais ciclistas, mudar para um pneu mais largo oferece maior resistência contra pequenos pontos de impacto, além de ajudar a evitar furos. Mas, antes de pensar em pneus mais largos, você deve verificar as especificações da sua bike para saber a largura máxima de pneu que poderá ser encaixado ali. Esta informação é definida pelo fabricante da sua bicicleta.
7. Inspecione seus aros
Muitos ciclistas inexperientes subestimam a importância dos aros das rodas para manter o pneu devidamente calibrado e em boas condições. Os pneus - especialmente os pneus sem câmara de ar - ficam dentro dos aros e a pressão do ar no interior os empurra para fora. Se um aro estiver danificado, o ar pode escapar lentamente, como no caso de um furo.
Um aro danificado também pode fazer com que muito ar escape de uma só vez quando você passa por cima de uma lombada ou em terreno particularmente acidentado.
E, claro, se o seu pneu estiver com pressão insuficiente, a chances de um furo são maiores.
Ao evitar danos aos aros, você pode evitar furos. Os aros podem ser danificados ao sofrer uma colisão, bater em uma lombada ou buraco particularmente ruim ou mesmo se você for um pouco agressivo ao trocar um pneu. Uma boa maneira de detectar danos no aro que não são imediatamente visíveis a olho nu é levantar a roda do chão e girá-la. Qualquer empenamento ou deformação é muito mais fácil de detectar quando a roda está girando.
Outra coisa a considerar é a condição da fita do aro. Ao trocar seus pneus ou câmaras de ar, aproveite para inspecionar a fita do aro. Certifique-se de que cobre os orifícios da roda. Para pneus sem câmara de ar, a base do aro é essencial porque cria vedação. Para pneus com câmara de ar, se a fita do aro estiver danificada, o risco de furo é muito alto. É necessário inspecionar a fita do aro e às vezes trocá-la. Em caso de dúvida entre em contato com um profissional certificado.
8. Não repare furos grandes
Entendemos que você quer economizar, mas existe um limite para usar o kit de reparação de furos. Se o furo for grande, ou se for um rasgo em vez de um furo circular, ou se algum desses danos estiver na parede lateral do pneu, é hora de trocá-lo. Tentar um reparo com remendo significa expor-se a outro furo em um futuro muito próximo. É possível reparar pneus em algumas situações óbvias, mas em outros casos o pneu pode estar danificado demais para ser reparado. Portanto, se você tiver alguma dúvida sobre a reparabilidade, consulte um profissional.
9. Tome cuidado ao colocar novas câmaras de ar ou pneus
Já mencionamos que o manuseio inadequado de seus aros ao instalar novos pneus sem câmara pode causar problemas. Pode ser igualmente sério para os ciclistas que andam com câmaras de ar.
Se você não for cuidadoso ao trocar uma câmara de ar, poderá prendê-la entre o pneu e o aro ou danificá-la com as ferramentas da bicicleta. Isso pode causar pequenas (ou grandes) perfurações em uma câmara de ar.
E, para piorar a situação, é muito possível – e até provável – que você não perceba o furo até que o pneu esteja montado e cheio. E imediatamente comece a perder ar!
Não se esqueça de inspecionar a fita do aro, que pode ser uma causa de perfuração se estiver danificada.
10. Escolha pneus e câmaras de ar de alta qualidade
Comprar pneus baratos pode fazer você se sentir como se estivesse economizando dinheiro. No entanto, eles geralmente fazem o mesmo trabalho que os pneus mais caros, mas por um período mais curto de tempo.
Se optar por alternativas de maior qualidade, gastará mais dinheiro no primeiro momento, mas poupará dinheiro a longo prazo, porque não terá de substituir os pneus ou as câmaras de ar com tanta frequência.
A Michelin tem uma grande variedade de pneus de qualidade para escolher. Confira logo abaixo, na nossa ferramenta: