Dicas e conselhos bicicleta
Um furo no pneu da bicicleta definitivamente não é algo muito divertido para um ciclista. Felizmente, para um ciclista experiente, consertar um furo no pneu da bicicleta é uma tarefa relativamente simples que pode ser realizada rapidamente e com o mínimo de interrupção no percurso. Quer saber como? Basta seguir os conselhos dos nossos especialistas.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com um profissional certificado
O furo do pneu da sua bicicleta pode ser reparado?
Este é o primeiro ponto a ser esclarecido, pois nem sempre é possível consertar um furo na bicicleta.
De modo geral, se o seu pneu sofreu um pequeno furo, como o causado por um prego ou algo de tamanho igualmente pequeno, você poderá consertá-lo com um kit de reparo de furos de bicicleta. Mas se o seu pneu ou câmara de ar apresentar um grande corte, provavelmente é hora de substituí-lo.
Se for o caso, lembre-se que a Michelin possui uma vasta gama de pneus de qualidade para todos os tipos de bicicletas.
Como encontrar o furo no pneu da bicicleta
Antes mesmo de pensar em consertar o furo do pneu da bicicleta, você precisa saber com o que está lidando. É fácil ver que você tem um furo quando o pneu fica mais macio - ou completamente vazio - mas você precisa saber onde está o furo antes de fazer qualquer coisa a respeito.
- Comece com uma simples inspeção visual dos seus pneus. Se o furo no pneu da sua bicicleta foi causado por algo significativo, como um prego ou um caco de vidro, será fácil identificá-lo. No entanto, evite passar a mão pela roda para buscar o objeto que causou o furo. Lembre-se, se o objeto for afiado o suficiente para perfurar seus pneus de borracha, é suficientemente afiado para perfurar sua pele!
- Se não conseguir encontrar nenhuma causa óbvia para o furo, é hora de retirar a roda. Se o seu pneu for sem câmara de ar, deixe-o na roda; caso contrário, você terá que remover o pneu para retirar a câmara de ar.
- Em seguida, você vai precisar de um pouco de detergente, daqueles que você usa para lavar a louça. Certifique-se de que o pneu esteja cheio (se o furo for tão grande que você não consiga encher o pneu, deve ser fácil identificá-lo) e cubra as paredes do pneu com o sabão. Você está procurando por bolhas no sabão, que indicam por onde o ar está escapando.
- Se isso não funcionar, você precisará de um grande recipiente à prova d'água. Se estiver verificando a câmara de ar, o recipiente não precisa ser tão grande, pois a câmara de ar pode ser dobrada levemente. Se for um pneu sem câmara de ar, o recipiente precisará ser grande o suficiente para colocar uma parte do aro da roda dentro. Por fim, encha o recipiente com água - apenas o suficiente para conseguir submergir uma parte do pneu ou da câmara de ar, em seguida, comece a analisar enquanto cada parte está debaixo d'água. Novamente, você está procurando bolhas causadas pelo ar que está escapando pelo furo. Certifique-se de colocar a válvula debaixo d'água também, caso essa seja a causa do esvaziamento do pneu.
Como reparar furo no pneu da bicicleta
Depois de localizar o furo, é hora de repará-lo. O processo de reparação de furos nos pneus de bicicletas varia de acordo com o tipo de pneu: reparar um furo em bicicletas sem câmara não é o mesmo que reparar um pneu com câmara de ar.
A sorte é que, em ambos os casos, você terá que tirar o pneu da roda. Portanto, se você não tiver certeza de que tipo de pneu possui, basta retirá-lo e logo poderá saber se há uma câmara de ar interna ou não!
Passo 1: Remova a roda
Antes de realizar qualquer reparo, você precisa remover a roda. Esse processo é basicamente o mesmo na maioria das bicicletas, embora em alguns casos você precise consultar as instruções do fabricante da bicicleta. Geralmente, você precisará afrouxar os freios para que a roda possa deslizar livremente. O processo exato será diferente dependendo do tipo de freio que você possui.
Se o furo for na roda dianteira, deve ser possível removê-lo simplesmente afrouxando as porcas centrais que prendem a roda no quadro e deslizando-a para fora. Algumas bicicletas têm até alavancas de liberação rápida, o que significa que você pode fazer isso sem ferramentas. Se você precisa saber como consertar um furo no pneu traseiro da bicicleta, as coisas são um pouco mais complicadas porque essa roda é acionada pela corrente.
Se sua bicicleta tiver marchas, ajuste-as para que a corrente fique na engrenagem menor do pedal (as engrenagens próximas ao meio da bicicleta) e da engrenagem traseira (as engrenagens da roda traseira). Isso deixará a corrente mais solta e mais fácil de remover quando você retirar a roda. Em seguida, desaperte as porcas centrais e deslize a roda para fora.
Passo 2: Remoção dos pneus
Antes de remover o pneu, você precisará esvaziá-lo, supondo que ainda não esteja vazio por causa do furo. Para fazer isso, remova a tampa contra poeira da válvula e pressione o pequeno pino no centro para liberar o ar que continua ali.
- Antes de tudo, solte os talões do aro
- Empurre-os para baixo no aro.
- Retire o segundo talão manualmente
Se o seu pneu for sem câmara de ar, certifique-se de coletar o selante.
Dica: retire seu pneu sem câmara de ar em um local que possa sujar.
(Ao remover um pneu sem câmara de ar, é possível espirrar gotas de selante ao redor).
Em seguida, pegue um par de alavancas de pneu e coloque-as sob o aro do pneu. Se o seu pneu tiver uma câmara de ar (ou se você estiver na dúvida), tome cuidado para não forçar demais, caso contrário, você poderá cortar ou rasgar a câmara de ar. Depois de colocar parte da parede lateral do pneu sobre o aro, comece seu trabalho ao redor da peça. Quando todo o lado do pneu estiver sobre o aro, você poderá alavancar parte do outro lado e simplesmente puxá-lo com as mãos. Tenha cuidado para não prender os dedos. Quando o primeiro talão do pneu passar pelo gancho do aro, faça o mesmo com o segundo.
Passo 3: Faça o reparo
- Como consertar um furo de pneu de bicicleta sem câmara de ar: As instruções específicas do kit de reparação de furos selecionado aparecem por escrito no próprio kit, mas certifique-se sempre de que a área que pretende reparar está limpa e seca antes de fazer o conserto. Com um pneu sem câmara de ar, geralmente você fará o reparo com a parte interna do pneu voltada para fora. Certifique-se de aguardar o tempo recomendado pelo kit de reparo de furos antes de recolocar o pneu. Considere que alguns danos não podem ser reparados e afetam a sua segurança. Se tiver dúvidas sobre os pneus sem câmara de ar, a MICHELIN recomenda entrar em contato com um profissional certificado.
- Como consertar o furo na câmara de ar: Essencialmente, as instruções sobre como consertar o furo no pneu de bicicleta sem câmara de ar também se aplicam aqui. Você precisará colocar um pouco de ar na câmara de ar para dar um pouco de forma e impedir que ela fure. Lembre-se também que o reparo será feito na parte externa do tubo, com o remendo voltado para dentro. O resto do processo é basicamente o mesmo. Mais uma vez, verifique se a área a ser consertada está limpa e aguarde o tempo recomendado antes de colocar o pneu novamente.
Kit de reparação de furos de bicicleta
Para o nosso kit de reparo MICHELIN, você deve seguir este processo:
- Localize o furo
- Limpe bem a área do furo com uma lixa de esmeril. ATENÇÃO: Tenha cuidado para não danificar a superfície hermética no interior do pneu ou os cabos de reforço (para o pneu sem câmara de ar).
- Certifique-se de que a área limpa seja maior que o remendo para garantir uma boa adesão.
- Retire a película protetora do remendo, certificando-se de que não há contaminação na parte do remendo que ficará em contato com a câmara de ar (ou com o pneu no caso da versão sem câmara de ar). Encha ligeiramente o tubo antes de aplicar o adesivo.
- Aplique o adesivo pressionando-o fortemente em toda a superfície; principalmente nas bordas. Deixe o adesivo secar por dois a três minutos.
- Pronto, o furo já foi consertado.
Passo 4: Teste
Antes de montar tudo de volta, faça outro teste de água no pneu, como feito para encontrar um furo. O reparo do pneu de bicicleta furado pode ser apenas um pequeno inconveniente para um ciclista com experiência. Mesmo assim, com mais alguns minutos, vale a pena mergulhar o pneu consertado em um pouco de água antes de colocar a roda de volta.
Passo 5: Encher o pneu novamente
Agora é hora de encher o pneu. Certifique-se de enchê-lo com a pressão correta para seus pneus. Também vale a pena levantar a roda do chão e dar uma volta para garantir que tudo esteja funcionando bem.
Passo 6: Monte tudo de novo!
Quando estiver satisfeito com o resultado do reparo, você poderá montar sua bicicleta novamente. Esse processo é praticamente o mesmo que você fez anteriormente para tirar os pneus e as rodas, só que ao contrário.
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