Como instalar pneus sem câmara de ar

Como instalar pneus sem câmara de ar

Os pneus de bicicleta sem câmara de ar estão cada vez mais populares nos últimos anos, especialmente para os ciclistas de Mountain Bike. Os pneus feitos para uso sem câmara de ar formam uma vedação direta com o aro da roda, dispensando o uso da tradicional câmara de ar. Mas é necessário um ajuste cuidadoso para um funcionamento apropriado. Continue lendo para aprender como instalar pneus sem câmara de ar.

Resumo:

O que são pneus sem câmara de ar?

Ciclista pedalando com um pneu sem câmara de ar para bicicleta de estrada

Como o nome sugere, os pneus sem câmara de ar são pneus sem o tubo interno da câmara de ar. Nos pneus tradicionais, é a câmara de ar que retém a pressão do ar e deve ser reparada ou substituída em caso de furo. Tanto nos pneus normais quanto nos pneus sem câmara de ar, o próprio pneu é mantido no lugar por suas bordas frisadas que se conectam com as bordas do aro. A diferença para os pneus sem câmara de ar é que eles formam uma vedação hermética.

Os pneus sem câmara de ar podem ser mais difíceis de encaixar porque a vedação entre o aro e o pneu precisa ser mais apertada. No entanto, com preparação e cuidado adequados, a montagem de pneus sem câmara não precisa ser um problema.

Os prós e contras dos pneus de bicicleta sem câmara

No passado, a compatibilidade era um problema para os pneus de bicicleta sem câmara de ar. No entanto, isso foi regularizado e muitos pneus sem câmara de ar agora utilizam modelos padronizados Tubeless Ready que estão em conformidade com os pneus e aros.

Você precisa considerar os prós e contras para decidir sobre a compatibilidade dos pneus sem câmara de ar para a sua pedalada.

Os prós dos pneus de bicicleta sem câmara

  • Eles precisam de uma pressão mais baixa, portanto, tendem a ser mais confortáveis, com tração e manuseio aprimorados.
  • A resistência ao rolamento também tende a ser menor, pois não há interação entre pneu e câmara de ar.
  • Furos são menos comuns e há menos risco de furos em superfícies lisas. Além disso, muitos furos simplesmente se fecham graças ao selante


Os contras dos pneus de bicicleta sem câmara

  • Devido à vedação apertada, os pneus de bicicleta sem câmara de ar podem ser difíceis de instalar e de retirar.
  • Eles podem ser caros e geralmente requerem aros especiais.
  • Você provavelmente precisará de um equipamento extra e, talvez, de um compressor.
  • Os pneus sem câmara não mantêm a pressão com tanta eficiência, sendo que impactos mais fortes ou o uso de uma força excessiva nas curvas podem causar vazamento de ar.
  • O selante pode necessitar de reaplicação frequente (depende do selante mas, em geral, aconselhamos adicionar um pouco de selante a cada três meses).

O que preciso para instalar pneus de bicicleta sem câmara de ar?

Você optou por usar pneus de bicicleta sem câmara? Antes de montá-los na bicicleta, é importante estar bem preparado. Você pode já ter as ferramentas para montar pneus tradicionais com câmara de ar, mas existem alguns requisitos especiais para os pneus sem câmara.

Confira o que você vai precisar:

  • Um pneu sem câmara de ar ou Tubeless. Os pneus sem câmara de ar possuem esferas especialmente projetadas para permanecer no lugar com mais confiança.
  • Um aro feito para uso sem câmara de ar ou Tubeless.
  • Uma válvula para uso sem câmara de ar. Trata-se de uma válvula Presta para uso sem câmara de ar
  • Duas alavancas de pneus.
  • Uma bomba ou compressor. Dependendo do tipo de pneu, pode ser necessário um compressor para atingir a pressão adequada do pneu.
  • Selante de látex.
  • Uma esponja, além de água e sabão.

Como instalar seu pneu de bicicleta sem câmara de ar?

As etapas a seguir são fornecidas pensando nos pneus MTB. Se você está se perguntando como colocar pneus sem câmara em speed, o processo é basicamente o mesmo.

HOW TO MOUNT A TUBELESS TYRE?


Aqui está o processo passo a passo para instalar seu pneu de bicicleta sem câmara:

  1. Primeiro, verifique o estado da sua roda.
    Segure-a verticalmente à sua frente pelo eixo e gire-a suavemente para garantir que não esteja empenada ou danificada. Aros danificados irão prejudicar a capacidade dos pneus de formar uma vedação.
  2. Limpe o aro.
    Preste atenção especial ao interior, certificando-se de que não haja partículas estranhas. Se você tiver um aro pronto para uso sem câmara de ar, verifique se a fita do aro se encaixa corretamente.
  3. Pegue sua válvula e encaixe-a no aro.
    Adicione a arruela de borracha e a porca, apertando para prender.
  4. Seu pneu sem câmara de ar normalmente é entregue dobrado.
    Retire o pneu da embalagem e ajuste-o para o formato adequado e pronto para a montagem. Preste atenção especial à direção: a parede lateral do pneu indica claramente qual o caminho a seguir.
  5. Para colocar o pneu em volta do aro, você precisará lubrificar o aro e os talões do pneu antes de instalá-lo. Use uma esponja molhada e esfregue suavemente o sabonete para obter um efeito escorregadio. Em seguida, passe-a por cima do aro e no lado do pneu que planeja instalar primeiro.
  6. Segure a roda verticalmente e insira o primeiro talão no aro, empurrando-o para se certificar de que está bem encaixado.
  7. Gire a roda e aplique sua solução de água e sabão no outro talão. Agora você está pronto para encaixar este lado.
  8. Ajustar o segundo talão geralmente é um pouco difícil.
    Comece pelo lado diametralmente oposto à válvula. Ajuste o talão do pneu no aro simetricamente, usando as duas mãos.
  9. Quando restar apenas uma pequena folga ao redor da válvula, segure a roda novamente na vertical com a folga na parte inferior.
  10.  Meça 60 ml de selante e despeje-o na abertura para que permaneça no pneu. Agora, gire a roda para distribuir o selante por todo o pneu. A quantidade de selante depende do pneu. Quanto mais largo for o pneu, mais selante será necessário.
  11.  Empurre o talão do pneu totalmente para fechar e, em seguida, use as alavancas do pneu para verificar e certificar-se de que está bem encaixado em toda a volta.
  12.  Verifique se os dois talões estão posicionados em cada lado da válvula.
  13. Usando uma bomba ou compressor, encha o pneu até a pressão operacional correta, conforme indicado na parede lateral do pneu. Não encha demais.
  14.  Verifique se o pneu está posicionado corretamente no aro.
  15.  Gire a roda verticalmente mais uma vez, inclinando para a esquerda e para a direita para garantir que o selante cubra totalmente o interior do pneu.
  16.  Inspecione o pneu novamente para quaisquer irregularidades.
  17.  Faça os ajustes finais na pressão dos pneus para o seu estilo de ciclismo e tipo de terreno.

    Agora você está pronto para pedalar!
Inserindo o selante de látex em um pneu de bicicleta sem câmara de ar

Perguntas frequentes:  Montagem de pneus sem câmara de ar

  • Os pneus sem câmara de ar são adequados para bicicletas de estrada e MTBs?
    Pneus de bicicleta sem câmara são muito comuns em MTBs. Sua capacidade de rodar em pressões mais baixas significa maior conforto e tração em terrenos acidentados. Instalar pneus sem câmara em uma opção de bicicleta de estrada é uma perspectiva mais difícil devido às pressões mais altas dos pneus envolvidas. No entanto, com pneus eficazes, como a linha Power Cup TLR Competition da MICHELIN, muitos usuários de bicicletas Road estão optando pelos pneus sem câmara de ar para melhor manuseio e menor resistência ao rolamento.
     
  • Posso colocar pneus de bicicleta sem câmara sem aros especiais?
    É possível, mas não é recomendado. Para pneus grossos, de baixa pressão e comuns com aros regulares, é possível formar uma vedação adequada, mas o risco de vazamento é muito maior. Contate um profissional certificado para mais informações. Para bicicletas Road, você nunca deve tentar andar com pneus sem câmara de ar sem utilizar as peças certas – por causa das pressões mais altas aplicadas aos pneus.
     
  • O que acontece se eu tiver um furo no pneu?
    Os pneus sem câmara de ar são menos propensos a perfurações, portanto, furos são menos comuns. Além do mais, muitos furos pequenos se fecham sozinhos devido à presença do selante dentro do pneu. No caso de um furo que não se fecha automaticamente, você pode simplesmente instalar uma câmara de ar ou consertá-la com uma vedação para pneus sem câmara de ar.
     
  • Com que frequência eu devo vedar os pneus?
    O selante para o pneu sem câmara de ar é um líquido fino e leitoso à base de látex que precisa permanecer fluido dentro do pneu para circular no caso de algum furo. No entanto, ele seca depois de alguns meses. Depende das especificações do selante.  Aconselhamos reaplicar o selante a cada três meses para manter seus pneus funcionando de forma confiável.
     
  • Qualquer pneu sem câmera de ar funciona com qualquer tipo de aro sem câmara de ar?
    No passado, era um pouco arriscado presumir a compatibilidade de qualquer combinação entre aro e pneu. Porém, hoje em dia, há uma expectativa razoável de que qualquer combinação de pneu e aro funcione, embora algumas combinações sejam mais eficazes do que outras. Para desempenho e estanqueidade, uma boa aposta é usar pneus e aros que estejam em conformidade com o padrão Tubeless Ready, como a linha de pneus sem câmara de ar para Mountain Bike da MICHELIN.
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