1450x450 sem logo

FIA WEC - WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP

WEC & Michelin: uma parceria de confiança!

Em 1923, a Michelin venceu a primeira edição das 24 Horas de Le Mans e permanece invicta na famosa corrida francesa desde 1998 – mais de um quarto de século. Antes da temporada atual, a Michelin teve sucesso em todas as diferentes classes do campeonato (LMP1, LMP2, LMGTE Pro, LMGTE Am) com sucessivas gerações de protótipos e carros GT. É esse histórico comprovado nas corridas de endurance de alto nível – consequência do compromisso permanente da Michelin com a inovação – que convenceu grandes e prestigiados fabricantes de automóveis como Toyota, Ferrari, Porsche, Audi, BMW, Alpine, Lamborghini, Aston Martin e Ford a confiar na empresa francesa ao longo dos anos. Enquanto isso, nas últimas cinco temporadas da categoria LMGTE do esporte – que permitia competição aberta entre fabricantes de pneus – todas as marcas envolvidas optaram pelos pneus Michelin. Não foi surpresa, então, quando o Automobile Club de l'Ouest (ACO) e a Fédération Internationale de l'Automobile (FIA) nomearam a Michelin como fornecedora exclusiva das equipes Hypercar do WEC a partir de 2021.
 

Retorno do WEC 2024 a Interlagos
 

Em 2024, o icônico autódromo de Interlagos, situado na zona sul de São Paulo, recebe novamente o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), após quase uma década desde a última edição em novembro de 2014. Este evento de longa duração será a quarta edição da competição, que integrou o calendário do WEC nos anos de 2012, 2013 e 2014.  A aguardada corrida das 6 Horas de São Paulo está marcada para o dia 14 de julho de 2024 e a MICHELIN pode te levar!

 

Mais sobre a história da MICHELIN nas provas de Endurance

A Michelin venceu todas as etapas da principal série de corridas de endurance de classe mundial - incluindo seu evento principal, as 24 Horas de Le Mans - desde 2012.

What an amazing 2023 FIA WEC season - Michelin Motorsport

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) apresenta duas classes, uma para Hypercars e outra para carros GT3. A Michelin foi nomeada para fornecer pneus para os protótipos híbridos de destaque do esporte, que entregam quase 700 cavalos de potência

Os pneus MICHELIN PILOT SPORT foram projetados para oferecer as melhores performances duradouras para os protótipos de hypercars de Le Mans. 

photo gamme pilot sport cropped

A linha MICHELIN Pilot Sport para os protótipos Hypercar do FIA WEC inclui três tipos de pneus slick (compostos macio, médio e duro) e um pneu de chuva:

  • Composto macio: temperaturas da pista de 0°C a 15°C, condições secas ou ligeiramente úmidas.
  • Composto médio: temperaturas da pista de 15°C a 25°C, condições secas.
  • Composto duro: temperaturas da pista acima de 25°C, condições secas, superfície abrasiva.
  • Chuva: condições molhadas ou em secagem. 

Pneus para o FIA WEC projetados inteiramente de forma virtual 

Em 2020, antes da introdução da classe Hypercar, a Michelin projetou uma linha de pneus para esses carros futuros que, naquele momento, existiam apenas no papel! Enquanto esses novos e empolgantes protótipos estavam sendo desenvolvidos virtualmente, a linha MICHELIN Pilot Sport foi concebida de forma semelhante, usando apenas tecnologia de simulação, ao longo de um período de apenas 10 meses. Foi somente mais tarde que eles fizeram seus primeiros testes na pista, montados em carros reais. 

Materiais reciclados e renováveis

A Michelin há muito tempo vê as corridas de endurance em geral e Le Mans em particular como laboratórios ideais para suas sucessivas inovações. Hoje, o programa de automobilismo da Michelin está à frente das metas estabelecidas no plano Tudo Sustentável do Grupo para 2050. De fato, os pneus slicks e de chuva MICHELIN Pilot Sport usados pelos protótipos Hypercar do FIA WEC já contêm entre 30 e 45 por cento de materiais renováveis e reciclados.

Mais de 70 vitórias desde 2012 e a criação do FIA WEC

A Michelin venceu mais de 80 rodadas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, com Toyota, Porsche, Audi, Ferrari, Alpine, etc.
Mais de 40 pilotos diferentes venceram corridas FIA WEC com pneus Michelin, incluindo o ex-campeão de F1 Fernando Alonso, 'Mister Le Mans' Tom Kristensen, Sébastien Buemi, Kamui Kobayashi, Mark Webber e Allan McNish.
O recorde FIA ​​WEC da Michelin também lista mais de 150 vitórias LMGTE, com fabricantes de automóveis de prestígio como Ferrari, Porsche, Aston Martin, Ford, BMW e Corvette.

visuel podium 2023

Em 2023, centenário da competição, assistimos à vitória da Ferrari 499P #51, com Guidi, Giovinazzi e Calado

24 horas de Le Mans

24 HORAS DE LE MANS

Celebrando mais de 100 anos de paixão pelo motorsport
b3 car et moto

PNEUS MICHELIN PROJETADOS PARA VENCER

Somos o fabricante de pneus com mais vitórias nos principais campeonatos mundiais da FIA e FIM nos últimos 50 anos.
H24 Green GT prototype

#CORREMOS POR MUDANÇAS

Motorsport, um acelerador da inovação
Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site