BOAS NOTÍCIAS
Ao criar produtos e serviços mais agradáveis, confiáveis e sustentáveis, a Michelin melhora a qualidade de sua vida em movimento.
Todos os anos, a Michelin investe quase 650 milhões de euros em P&D. A inovação é um dos pilares da marca Michelin.
RECYCLING
Apresentamos um processo inovador que reutiliza resíduos de poliestireno para criar produtos Michelin mais sustentáveis, desenvolvido pelos nossos parceiros na Pyrowave.
O processo utiliza micro-ondas para fragmentar copos de iogurte, recipientes para alimentos e outras embalagens plásticas descartadas para obter seu elemento estrutural original: o estireno.
Este estireno recuperado é utilizado para fazer novas embalagens e produtos para as indústrias automotiva, de eletrodomésticos e de pneus. Por exemplo, o estireno é um componente-chave nas borrachas sintéticas utilizadas na fabricação de pneus.
Com essa tecnologia, o equivalente a 80.000 toneladas* de resíduos de poliestireno pode ser reciclado e transformado em pneus MICHELIN® a cada ano.*
*Cálculo interno da Michelin: arquivo de PowerPoint “Process calculation SMR”, 02/07/2021
WISAMO
WISAMO é uma solução inovadora desenvolvida pela Michelin para navios de carga e iates à vela.
O WISAMO é um sistema automatizado formado por um mastro telescópico e vela dobrável e inflável. Ele utiliza a propulsão eólica como uma alternativa híbrida, desenvolvida para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa de forma significativa.
Com o WISAMO, a Michelin contribui para a descarbonização do transporte marítimo e cria uma mobilidade mais sustentável.
WISAMO: projetado pela Michelin, impulsionado pelo vento.
*Estudo LDC, indicando até 20% de redução no consumo de combustível, considerando rotas, embarcações e condições meteorológicas.
LIFE RISK
A Michelin é o principal fabricante capaz de equipar todos os tipos de veículos de segurança civil que são implantados nos três principais eventos de risco: desastres urbanos como incêndio ou inundação, resgate de pessoas de emergência e incêndio florestal.
Na região do Mediterrâneo, onde muitos países são vítimas de incêndios florestais, ou na Austrália, os pneus MICHELIN são os mais escolhidos pelos grupamentos de emergência para equipar a sua vasta gama de veículos, pois cobrem todas as necessidades e proporcionam a máxima segurança necessária nestas situações de risco de vida.
Quando em uma situação de incêndio florestal, são necessários pneus seguros e resistentes. Os pneus não devem estourar, pois o veículo está cercado por chamas. O risco de perfuração também vem de tocos queimados que são tão duros e afiados nesse contexto que podem perfurar qualquer coisa. Os bombeiros não podem se dar ao luxo de serem parados quando precisam chegar o mais perto possível do incêndio, pois isso colocaria suaas vidas em um risco ainda maior.