Sugestões e conselhos moto
O que é o código de velocidade de um pneu de moto e o índice de carga? Neste artigo explicamos o que precisa de saber, além de como e porque deve respeitar estes índices quando compra pneus.
Conteúdo do artigo:
- O que é o código de velocidade e índice de carga de um pneu de moto?
- Como é que os pneus são testados?
- Compreender os códigos de velocidade do pneu de moto
- Compreender os índices de carga do pneu de moto
- É obrigatório respeitar com os códigos de velocidade e índices carga?
- Onde estão indicados os códigos de velocidade e índices carga?
- A particularidade dos pneus reforçados
- O profissional está à sua disposição para aconselhar
O que é o código de velocidade de um pneu de moto e o índice de carga?
A Organização Técnica Europeia de Pneus e Jantes (ETRTO) é uma organização que define os padrões dos pneus que os fabricantes de pneus devem cumprir. Entre eles incluem-se o código de velocidade e o índice de carga.
Os construtores de motos homologam as dimensões dos pneus para cada um dos seus veículos, para o eixo dianteiro e traseiro, incluindo a velocidade e a carga máxima. Em seguida, o fabricante do pneu realiza ensaios regulamentares para garantir que os pneus cumprem com os padrões ETRTO e as homologações dos construtores de motos.
Em resumo, os códigos de velocidade e os índices de carga garantem que uma moto está equipada com os pneus corretos, em termos de velocidade e carga, para garantir uma condução em segurança.
Como é que os pneus são testados?
A partir do momento em que um pneu é fabricado, a Michelin realiza diversos testes para garantir que fornece equipamento original, seguro e em conformidade com as normas ao construtor de motos e aos seus clientes.
Para isso, é simulada a carga máxima, incluindo o esforço que pode afetar o comportamento do pneu. Também realizamos um teste de condução, com a pressão mínima e a velocidade máxima que é suposto o pneu suportar.
Os resultados do teste devem verificar que um pneu é capaz de ser utilizado com a pressão mínima, sob esforço e à velocidade definida pelo construtor do veículo. Neste caso, o pneu pode ser classificado com o código relevante de velocidade e índice de carga.
Compreender o índice de velocidade do pneu
Os veículos atingem uma velocidade máxima que os pneus aprovados devem conseguir suportar. O código de velocidade corresponde a esta velocidade máxima. É indicado através de uma letra.
Exemplo: 180/55 ZR 17 M/C (73W)
Neste caso, o código de velocidade do pneu é (W).
Para saber qual é a velocidade máxima a que corresponde um código de velocidade, basta conferir a tabela abaixo.
Tabela de código de velocidade dos pneus de moto
No nosso exemplo, o código (W) corresponde a uma velocidade superior a 270 km/h.
Código de velocidade entre parêntesis
Um código de velocidade entre parêntesis significa “acima”.
Sem parêntesis, o W corresponde a uma velocidade máxima de 270 km/h (ver a tabela).
Com parêntesis, significa que o veículo pode circular a uma velocidade superior a 270 km/h, sem limite de velocidade.
É importante ter em atenção que se os parêntesis se referem ao código de velocidade, geralmente inclui o conjunto do índice de carga/código velocidade para respeitar a nomenclatura generalizada. Assim, tendo por base o exemplo apresentado acima, o pneu não apresentará a classificação 73(W), mas antes: (73W).
Compreender o índice de carga do pneu de moto
Os veículos têm uma carga máxima que os pneus aprovados devem conseguir suportar. O índice de carga corresponde a esta carga máxima. O índice de carga é indicado por um número precedido de uma letra do código de velocidade.
Exemplo: 120/70 ZR 17 M/C (58W)
Neste caso, o índice de carga é 58.
Para saber qual é a carga máxima a que corresponde um índice carga, basta conferir a tabela abaixo.
Tabela de classificação de carga dos pneus de moto
No nosso exemplo, 58 corresponde a uma carga máxima de 236 kg.
O índice de carga tem em consideração não apenas a massa do veículo, mas também a massa do condutor, eventuais passageiros e bagagem adicional.
Por este motivo, o pneu traseiro tem um índice de carga superior ao do pneu dianteiro, para que consiga suportar uma carga maior.
É obrigatório respeitar o índice de carga e código de velocidade?
Sim. Os regulamentos exigem que a homologação dos construtores das motos seja respeitada para a segurança do utilizador do veículo e de qualquer passageiro. Desta forma, a sua moto deve estar equipada com pneus que cumprem as dimensões homologadas, onde se incluem os índices de carga e códigos de velocidade definidos como seguros para o seu veículo.
Se o seu veículo não estiver equipado com pneus aprovados pelo construtor, existem riscos de segurança e também pode afetar a cobertura do seu seguro, em caso de acidente.
Se o seu pneu estiver aprovado para um código de velocidade que corresponde a uma velocidade que nunca espera atingir, continua a ser imperativo respeitar a homologação. Porque é que isso acontece? Porque o código de velocidade e o índice de carga estão relacionados. Se trocar um pneu por outro com um código de velocidade inferior, o índice de carga pode ser insuficiente para o seu veículo, o que pode implicar os riscos mencionados acima.
Onde estão indicados os códigos de velocidade e os índices carga?
Fazem parte das marcações de série no flanco do pneu ou estão indicadas no manual do veículo (por vezes, também no autocolante com a pressão dos pneus).
Para mais informações, consulte o nosso artigo sobre marcações nos pneus.
A particularidade dos pneus reforçados
Alguns construtores de motos oferecem para a mesma dimensão de pneu um índice de carga normal e um índice de carga para pneus reforçados. Isto pode acontecer, por exemplo, quando o construtor comercializa uma nova versão de um modelo com características que implicam uma carga superior (um motor mais potente, uma bagageira com mais capacidade...)
Por este motivo, às vezes, existem duas dimensões diferentes com o mesmo código de velocidade.
Um com um índice de carga normal, por exemplo:
130 / 70 - 12 56P
(56 é o índice de carga)
O outro, que corresponde ao pneu reforçado indicado pela marcação “REINF”, por exemplo:
130 / 70 - 12 62P REINF
(62 corresponde a uma carga superior e a marcação REINF indica que é um pneu reforçado)
Em ambos os casos, os pneus apresentam um código de velocidade P.
Consoante o modelo do veículo, uma ou outra dimensão será a aprovada pelo construtor.
O profissional está à sua disposição para aconselhar
Não se esqueça: em caso de dúvida ou se não souber qual é a dimensão adequada para o seu veículo, a função do profissional é aconselhar as suas escolhas, de acordo com a homologação do construtor.
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