Outras dicas e conselhos
Reconhecimento de dificuldades do comportamento dos pneus
Reconhecimento de dificuldades do comportamento dos pneus
Nem sempre é fácil identificar os verdadeiros motivos de diferentes problemas de desempenho. Podem ser causados pelos pneus (tipo de pneu, calibragem incorreta, etc.) e/ou uma mudança no veículo (acessórios, carga, etc.). Os pneus nem sempre são o único elemento a ser considerado.
Sugestões e conselhos moto
Oscilação traseira
Movimento de onda de gravidade variável que pode ocorrer ao pilotar em linha reta ou em uma curva, e geralmente aparece a uma velocidade média de cerca de 140 km/h.
Kickback
Movimento lateral brusco na dianteira (o garfo vai para frente e para trás), que é intermitente e muito rápido, geralmente ocorre durante a aceleração e é compensado por algum impacto externo (um solavanco, ponto de junção no asfalto).
Trepidações
Oscilação lateral prolongada do garfo dianteiro a baixas velocidades (<100 km/h) durante a desaceleração.
Vibrações
Estas ocorrem ao longo de todo o garfo/roda dianteira, normalmente a velocidades entre cerca de 90 e 130km/h.
Os pneus nem sempre são o único problema
A distribuição do peso é determinante para o veículo desenvolver ou não um problema. O acréscimo de acessórios ou modificações (caixas superiores não originais, bolsas, carenagens, para-brisas, manoplas, assentos, rodas, etc.) também pode influir no desempenho.
Outras dicas e conselhos