microsoftteams image

EQUILIBRAGEM DAS RODAS DA MOTO

Sente alguma vibração anormal no guiador enquanto conduz? Talvez uma das suas rodas precise de ser equilibrada. Continue a ler para saber mais sobre a equilibragem das rodas da moto.

Conteúdo do artigo:

O que é a equilibragem das rodas da moto?

Uma roda e um pneu nunca são perfeitamente circulares. Assim, se uma roda gira num eixo, o movimento rotacional não é homogéneo devido à distribuição irregular das massas. Esta rotação causa “saltos”. Numa moto, estes saltos empurram a forquilha para cima, acabando por causar vibrações anormais e desagradáveis no guiador.

A equilibragem das rodas da moto consiste na colocação de pesos em pontos específicos da roda, para compensar o desequilíbrio e conseguir obter um movimento de rotação suave.

O que provoca a perda de equilibragem das rodas da moto?

Devido à composição do seu material principal (borracha), um pneu não consegue ser perfeitamente redondo. Por isso, é necessário proceder à equilibragem da roda sempre que é montado um pneu, mesmo que o pneu seja novo.

Durante a sua utilização, existem outros eventos que podem causar o desequilíbrio. Por exemplo, bater num lancil pode deformar o pneu e, em consequência, originar um desequilíbrio. Também poderá perder um ou mais pesos durante a condução, se não tiverem ficado devidamente colados. Nestes casos, poderá sentir uma vibração anormal enquanto conduz.

Quando é necessário fazer a equilibragem de uma roda?

Se sentir uma vibração anormal enquanto conduz, aconselhamos, naturalmente, a visitar o seu concessionário ou um profissional.

As vibrações anormais devem ser sempre eliminadas. Além de tornar a condução desconfortável, também pode causar um desgaste prematuro dos componentes da sua moto. Por exemplo, os rolamentos da roda e da coluna de direção, bem como as bainhas sofrem um desgaste anormal devido a estas vibrações.

O profissional examinará as suas rodas para determinar se existe alguma delas desequilibrada. Caso isso se verifique, procederá à equilibragem das rodas da moto. Se após a correta equilibragem das rodas as vibrações anormais persistirem, averiguará outras causas possíveis para as eliminar.

Equilibragem das rodas da moto: a exceção do todo-o-terreno

Para a condução todo-o-terreno, não é necessário proceder à equilibragem das rodas da moto. Para esta atividade, as motos são geralmente equipadas com pneus com espuma e “gripsters”, que são adicionados à roda para impedir que a espuma rode. Estes acessórios causam um desequilíbrio, pelo que é dispensável proceder à sua correção. Porque é que isso acontece? Porque os impactos, lombas e vibrações fazem parte da condução em todo-o-terreno.

Como é que se faz a equilibragem de uma roda?

Coloca o conjunto do pneu e da roda no eixo da máquina e introduz os dados manualmente, tais como o diâmetro e largura da jante. Depois de girar a roda, a máquina de equilibragem indica o ponto de desequilíbrio e a massa correspondente.

Assim, o profissional pode colocar um peso na roda, no lado oposto do desequilíbrio para compensar. Para atingir o valor de massa total, é colocada uma ou mais barras na roda, no ponto indicado.

Quando compra uma moto, recebe o veículo com os pneus e as rodas devidamente equilibradas. Se o profissional necessitar de substituir o seu pneu, procederá à sua equilibragem e colocará as novas barras de massa.

wheel balancing machine

Geralmente, o profissional utiliza uma máquina de equilibragem, ou seja, uma máquina semiautomática que faz rodar o pneu e identifica o local de qualquer desequilíbrio.

balancing weights

Esta imagem mostra duas massas brancas que foram colocadas lado a lado na roda. É possível ver que existia uma terceira massa, que depois foi removida.

Equilibragem da roda estática e dinâmica

Existem duas formas de equilibrar uma roda.

static balancing

Equilibragem estática

A equilibragem estática consiste na colocação de pesos no centro da roda, na zona plana da jante (ver diagrama abaixo). Este método, que pode ser realizado com ou sem uma máquina, equilibra apenas o eixo vertical da roda.

dynamic balancing

Equilibragem dinâmica

A equilibragem dinâmica consiste na colocação de pesos no lado oposto onde foi identificado o desequilíbrio, quando não se encontram no centro do conjunto pneu-roda, mas antes nos bordos. Este método, mais complexo, mas também mais eficiente, é realizado com uma máquina de equilibragem que permite equilibrar a roda na horizontal e também na vertical.

manual balancing
Equilibragem da roda dinâmica, semiautomática

Em algumas situações, a equilibragem dinâmica é realizada sem uma máquina de equilibragem. Por exemplo, durante as competições em circuito ou para alguns pneus de scooter cujo diâmetro é incompatível com a máquina.

Nestes casos, o profissional utiliza um acessório com um eixo, que permite girar a roda manualmente e consegue determinar, graças às suas competências, onde está o desequilíbrio e qual é a massa necessária para compensar.

Em competição, a equilibragem é realizada da forma mais precisa que é possível.

Contudo, se a roda não estiver devidamente equilibrada, é na utilização em estrada, especialmente em reta, que se pode sentir o desconforto com uma vibração contínua no guiador.

Posso ser eu fazer a equilibragem da roda?

Como é possível verificar, a equilibragem requer equipamento e conhecimentos específicos. Por esse motivo, recomendamos que consulte um profissional assim que identificar uma vibração anormal, para que possa investigar a causa e, se necessário, proceder à equilibragem das rodas.

Pode utilizar a nossa ferramenta abaixo para encontrar um profissional perto de si.

map search desktop

ENCONTRE UMA LOJA MAIS PRÓXIMA

Buscar por
Endereço ou CEP
Motorbike
Localizar-me
Buscar
Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site