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GUIA DE PRESSÃO DOS PNEUS DE MOTO

Por questões de segurança, e para otimizar a expectativa de vida útil de cada pneu, é essencial garantir que está sempre a usar a pressão correta. Circular com a pressão correta nos pneus, e de acordo com as recomendações do fabricante de pneus, contribui de forma significativa para a manobrabilidade em reta e em curva, bem como em situações de travagem e a baixa velocidade. Circular com pressão insuficiente nos pneus pode levar a um desgaste prematuro e a danos irreversíveis, além de aumentar, exponencialmente, o risco de o pneu derrapar ou saltar da jante, mesmo com bloqueadores de jante.

Para ficar a saber tudo sobre a pressão dos pneus de moto para estrada, todo-o-terreno e circuito, leia o nosso guia.

Conteúdo do artigo:

- Recomendações gerais sobre a pressão dos pneus de moto
- Pressão dos pneus de moto para todo-o-terreno
- Pressão dos pneus de moto para circuito

Recomendações gerais sobre a pressão dos pneus de moto

É essencial verificar a pressão dos pneus de moto a cada duas semanas e antes de uma viagem longa quando os pneus estão frios (ou seja, um pneu que não tenha rodado há, pelo menos, duas horas ou que tenha rodado menos de 3 km a velocidade reduzida). Certifique-se de que realiza ajustes se medir a pressão depois de conduzir, ou seja, com pneus “quentes”. Nesta situação, consulte as recomendações do fabricante.

- Nunca esvazie um pneu quente
- Não se esqueça de voltar a colocar os tampões das válvulas depois de concluir as suas verificações
- Os pneus cheios com nitrogénio também precisam de ser verificados regularmente e ajustados apenas com nitrogénio
- Respeite a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante

Estas recomendações são aplicáveis aos pneus usados em estrada.

Existem recomendações adicionais para a pressão numa utilização em todo-o-terreno e circuito.

Pressão dos pneus de moto em todo-o-terreno

moto banner contexto pneus ac10 para enduro

As recomendações de pressão dos pneus de moto para todo-o-terreno são adequadas apenas para uma duração, velocidade e cargas limitadas, em zonas delimitadas com superfícies de alta velocidade, tal como as estradas. Sempre que for inevitável a utilização em estrada, é aconselhada uma pressão dos pneus superior. Contudo, deve ser evitada uma utilização prolongada em estrada.

Pressões recomendadas

Estas são as pressões dos pneus de moto recomendadas pela Michelin, consoante o terreno, as condições meteorológicas, potência da moto e tipo de controlo:

PRESSÕES EM TODO-O-TERRENO

Pressões recomendadas

Pressões mínimas recomendadas

FRONT

REAR

FRONT

REAR

MICHELIN StarCross 6

0.9 bar

0.9 bar

0.8 bar

0.8 bar

MICHELIN StarCross 5

1.2 bar

1.2 bar

1.0 bar

1.0 bar

MICHELIN Enduro Xtrem (rear)

0.8 bar

0.6 bar

MICHELIN Enduro Medium

1.0 bar

1.0 bar

0.8 bar

0.8 bar

MICHELIN Enduro Hard (front)

1.0 bar

0.8 bar

MICHELIN Tracker

1.2 bar

1.2 bar

MICHELIN Desert Race

1.2 bars

1.5 bar

1.0 bar

1.0 bar

MICHELIN Desert Race BAJA (rear)

1.2 bar

1.0 bar

MICHELIN Trial Competition

0.39 bar

0.35 bar

MICHELIN Trial Competition X11

0.35

0.3

MICHELIN Trial Light

0.39 bar

0,39 bar

MICHELIN Bib MousseTM: Solução todo-o-terreno da Michelin para um furo!

michelin bib mousse packaging mockup
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Se não pretende sofrer mais furos nos seus passeios em todo-o-terreno, ou se procura uma solução para evitar este risco, pode equipar os seus pneus com a nossa MICHELIN Bib MousseTM

Sugestão de Trial

O design dos pneus de Trial dificulta a sua montagem. Existe o risco de partir os aros do talão se pressionar com demasiada força. Cumpra rigorosamente as instruções de montagem durante a colocação na jante dos ganchos da jante (lubrificar, reter firmemente o talão no lado contrário, no lado aberto do aro, sem exercer demasiada força sobre o talão). Para encher, coloque um anel de borracha entre o talão do pneu e o aro ou utilize uma cinta bem apertada à volta da base do pneu para exercer uma pressão inicial.

Desgaste dos pneus

O piso apresenta o maior contributo para a aderência do pneu no terreno. Com o desgaste, a aderência do pneu diminui. Assim, verifique regularmente os seus pneus para identificar sinais de desgaste: verifique visualmente se o piso está uniforme e se apresenta a profundidade exigida. A pressão dos pneus também tem um impacto direto no desgaste.

Duas classificações possíveis para a mesma medida de pneu

Cuidado! Existem duas classificações para a mesma dimensão de pneu.

  • Classificação antiga: MICHELIN Enduro, Desert Race > designação da dimensão baseada na largura do pneu medida na zona do piso do pneu
  • Nova classificação: MICHELIN StarCross, Tracker, AC10, Trial > designação da dimensão baseada na largura do pneu medida ao nível dos flancos

Por exemplo: um pneu de Enduro 140/80-18 corresponde a um pneu de Motocross 120/90-18 (consulte a nossa tabela abaixo).

ENDURO

MOTOCROSS

90/90-21

80/100-21

120/80-19

100/90-19

130/70-19

110/90-19

120/90-18

100/100-18

130/80-18

110/100-18

140/80-18

120/90-18

off road equivalent

A largura dos pneus de Motocross é medida na base dos tacos, enquanto a largura dos pneus de Enduro é medida entre os pontos mais distantes, ou seja, na parte superior dos tacos

Pressão dos pneus de moto em circuito

moto banner bg circuit3 tyres

A pressão adequada permite alcançar níveis de performance otimizados.
A pressão deve ser definida à temperatura ambiente e depende dos pneus que foram escolhidos para montar na sua moto:

PRESSÃO MÍNIMA DOS PNEUS A FRIO COM O PNEU E ARO DA RODA À TEMPERATURA AMBIENTE (1)

PRESSÃO ALVO QUANDO QUENTE

FRONT

REAR

FRONT

REAR

MICHELIN Power Performance

2.1 bar

1.3 bar

2.3 to 2.5 bar

1.5 to 1.7 bar

MICHELIN Power Slick 2

2.1 bar

1.5 bar

2.4 bar

1.7 bar

MICHELIN Power Cup 2 (3)

2.1 bar

1.5 bar

2.4 bar

1.7 bar

MICHELIN Power Cup Evo (3)

2.1 bar

1.5 bar

2.4 bar

1.7 bar

MICHELIN Power Rain - Drying

2.3 bar

1.8 bar

MICHELIN Power Rain - Wet

2.4 bar

2.2 bar

MICHELIN Power Rain - Soaking wet

2.4 bar

2.4 bar

MICHELIN Power SuperMoto

1.8 bar

1.6 bar

2.0 bar

1.9 bar

MICHELIN Power SuperMoto Rain - Drying

2.3 bar

1.8 bar

MICHELIN Power SuperMoto Rain - Wet

2.4 bar

2.2 bar

MICHELIN Power SuperMoto Rain - Soaking wet

2.4 bar

2.4 bar

MICHELIN Power GP2 (3)

2.1 bar

1.9 bar

1) A pressão medida com o pneu e a jante à temperatura ambiente, antes da primeira volta ou da colocação das mantas térmicas para os pneus.
(2) A Michelin recomenda ajustar a temperatura das mantas térmicas para os pneus nos 90 °C (194 °F)
(3) Depois de conduzir em circuito e antes de voltar à condução em estrada, precisa de ajustar a pressão dos pneus frios para os valores recomendados pelo fabricante

No caso dos pilotos que competem com a gama MICHELIN Power Performance, as equipas técnicas da Michelin podem disponibilizar aconselhamento no local sobre o ajuste da pressão dos pneus da moto de acordo com:

  • Temperatura ar/pista
  • Abrasão da pista
  • Nível de condução do piloto
tyre warmers

Utilização de mantas térmicas para pneus:

Os pneus MICHELIN Power Slick 2, MICHELIN Power Cup 2, MICHELIN Power Cup EVO e MICHELIN Power GP2 foram concebidos para apresentar um tempo de aquecimento reduzido: não é obrigatória a utilização de mantas térmicas para pneus.

  • Ao utilizar mantas térmicas para pneus, a pressão definida à temperatura ambiente, antes da primeira volta, deve ser a mesma quando não são usadas mantas térmicas.
  • A utilização de mantas térmicas para pneus permite atingir a pressão de funcionamento com maior rapidez. O recurso a mantas térmicas para pneus não permite, em caso algum, iniciar a condução com uma pressão baixa. O principal objetivo de utilizar mantas térmicas para pneus é alcançar a temperatura de funcionamento ótima, mais rapidamente, para dispensar o tempo de aquecimento no início da condução.
  • As mantas térmicas para pneus devem ser usadas com uma temperatura de 90 °C, pelo menos, uma hora antes de iniciar a primeira volta. No caso dos pneus slick para Supermoto, não deve exceder os 70 - 80 °C.
  • Em condições mais frias, as mantas térmicas para pneus não devem ser reguladas para uma temperatura demasiado elevada. Quanto mais frio estiver, menor deve ser a temperatura das mantas térmicas para evitar que os pneus arrefeçam durante a condução. Os pneus que arrefecem durante a condução podem deturpar a perceção do piloto dos níveis atuais de performance.
  • A utilização das mantas térmicas para pneus com os MICHELIN Power Rain não é obrigatória. Se forem utilizadas, devem ser ajustadas para uma temperatura de 40 °C.
  • Estas recomendações de pressão são indicadas para uma utilização em circuito. Para uma utilização em estrada, aplica-se a recomendação de pressão dos pneus apresentada pelo fabricante. No caso de pneus de circuito aprovados para estrada ou de pneus de estrada para utilização ocasional em circuito, é essencial garantir que a pressão dos pneus é reposta para uma utilização em estrada, depois da sua utilização em circuito.
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