Motorcycle tyre repair: is my tyre repairable?

REPARAÇÃO DE PNEUS DE MOTO: É POSSÍVEL REPARAR O MEU PNEU?

Não existe nada mais frustrante do que estar longe de casa ou de uma oficina com um pneu furado. O pneu da sua moto pode ser reparado? Em caso afirmativo, como pode ser reparado? Encontre as nossas respostas neste artigo.

Conteúdo do artigo:

Os pneus de moto podem ser reparados?

Em alguns casos específicos, é possível reparar o pneu furado de uma moto. Porém, é improvável que consiga fazer o diagnóstico correto pelos seus próprios meios.

Porquê? Primeiro, porque precisa de conseguir aceder ao interior do pneu. Segundo, porque necessita de uma avaliação profissional para verificar o estado do pneu e determinar o diagnóstico correto.

Consoante o estado do seu pneu, procederá à sua reparação ou recomendará a sua substituição. Por este motivo, é fundamental que leve o seu pneu a um especialista, assim que possível, para que possa avaliar o estado do seu pneu.

Claro que é difícil mostrar o seu pneu a um profissional se estiver longe da oficina mais próxima e com um pneu furado! Neste caso, tem duas soluções:

  • Se tem um kit de reparação de pneus de moto: se conseguir identificar o furo, utilize o seu kit para reparar* temporariamente o seu pneu e conseguir chegar à oficina mais próxima.
  • Se não tem um kit de reparação de pneus de moto: precisa de chamar um reboque para levar a sua moto até à oficina mais próxima. Geralmente, basta ligar para a sua companhia seguradora para solicitar a intervenção de um mecânico de avarias.

Se o talão do pneu estiver danificado (se sair da jante), não aconselhamos a utilização do kit de reparação temporária. Transporte a sua moto de reboque por um serviço de avaria.

O kit de reparação de pneus de moto

Um kit de reparação de pneus de moto, costuma incluir tacos para a reparação temporária dos pneus de moto. Para remendar um pneu furado, o taco é colocado com uma ferramenta pelo exterior, para que o furo fique selado. A lata de spray, geralmente incluída no kit, é enroscada na válvula e o pneu pode voltar a ser enchido.

flat tyre

É importante ter em consideração que esta é apenas uma reparação temporária. Primeiro, porque um taco introduzido no pneu desta forma não garante uma vedação completa. Segundo, porque conduzir depois de um furo, sem que um profissional verifique como está o interior do pneu, é um grande risco de segurança.

O kit de reparação de pneus de moto e os seus utensílios são apenas uma solução temporária para que possa conduzir até ao profissional mais próximo, de forma a poder diagnosticar o seu pneu.

Poderá estar a considerar como é que um pneu é reparado de forma sustentável?

Isso é precisamente o que vamos explicar em seguida.

Como é que se repara um pneu de moto?

mushroom

Reparação de pneus com cogumelos (PRP)

A forma de reparação mais eficiente, sempre que possível, é a reparação com “cogumelos”, também denominada PRP.

O nome deste acessório resulta da sua forma, semelhante a um cogumelo: a haste ajusta-se ao furo para impedir a circulação do ar e a parte plana, no lado superior, veda o furo pelo interior.

Esta é a forma de reparação mais eficaz, porque impede que o pneu perca ar e ainda que a água, sujidade e quaisquer outros elementos externos entrem pelo furo. Este método requer o acesso ao interior do pneu (ao contrário do taco, que é introduzido pelo lado exterior), pelo que deverá ser realizado por um profissional. O profissional adota passos específicos para tornar a reparação eficiente e durável.

repairable zone

Áreas reparáveis do pneu

A reparação de um pneu de moto depende da área do furo.

Só é possível reparar um pneu se o furo ocorrer na zona T apresentada no diagrama, ou seja, cerca de três quartos do piso.

Esta área exclui a extremidade do piso e o flanco do pneu, onde não seria possível aplicar uma reparação.

Os limites da reparação de pneus

Existem outros critérios para determinar se é possível reparar um pneu, como o índice de velocidade, o diâmetro do furo e o número de reparações.

Código de velocidade

Diâmetro máximo do furo

Número máximo de reparações

< VR

6 mm

2

ZR

3 mm

2

A tabela acima indica que:

  • Não é recomendável reparar um pneu de moto mais de duas vezes
  • Um pneu com um código de velocidade inferior a VR pode ser reparado até um diâmetro máximo de furo de 6 mm
  • Um pneu com um código de velocidade ZR pode ser reparado até um diâmetro máximo de furo de 3 mm

Quando tem um furo, o seu pneu pode sofrer outros danos para além do próprio furo.

Por exemplo, se continuar a conduzir durante algum tempo depois de ter um furo, pode marcar o interior do pneu, ficando mais frágil.

Em termos práticos, isto significa que as fibras que estruturam o pneu no interior da borracha foram gravemente deformadas. Uma marca visível no interior do pneu indica que estas fibras aqueceram. Neste caso, o profissional não aconselhará a reparação porque é perigoso conduzir com o pneu neste estado.

mottling

Kit de vedante para pneu

O vedante para pneu é um tipo de gel que é introduzido no pneu, através da válvula, para limitar o risco de furos. Quando o pneu roda, o vedante espalha-se por toda a superfície interior, para uma cobertura uniforme.

O kit de vedante para pneu pode ser usado como uma medida preventiva ou corretiva.

  • O método preventivo é aplicar o vedante de pneu quando o pneu é novo para evitar furos,
  • O método corretivo é aplicar o spray na válvula para tapar o orifício provocado pelo furo. Em seguida, o pneu volta a ser enchido com o cartucho incluído no kit.

 

As qualidades do vedante para pneus de motos pode variar de marca para marca, tal como a duração da sua eficácia. Também deve ser considerado o fenómeno de evaporação, que devido ao calor, requer uma verificação periódica para confirmar se o vedante para pneu não secou. Neste caso, será necessário limpar o interior do pneu e voltar a aplicar vedante de pneu para prolongar o efeito de proteção. Para uma utilização adequada, consulte as especificações do seu vedante para pneus.

Reparação de pneus de moto perto de mim

Não tem a certeza como encontrar um profissional perto de si para reparar o pneu da sua moto? Basta usar o nosso localizador de revendedor.

map search desktop

ENCONTRE UMA LOJA MAIS PRÓXIMA

Buscar por
Endereço ou CEP
Motorbike
Localizar-me
Buscar
Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site