Sugestões e conselhos moto
Este tutorial explica como pode trocar um pneu de motocross ou um pneu de uma moto todo-o-terreno para qualquer outra atividade (Enduro, Trial, Rally Raid, Cross Country).
Tenha em atenção que não é recomendado trocar um pneu de moto de estrada pelos seus próprios meios, porque que é um processo bastante mais complexo que obriga à equilibragem da roda. Se pretende trocar um pneu de estrada, deverá contactar um profissional. Aqui pode encontrar um profissional perto de si.
Conteúdo do artigo:
Acessórios para trocar o seu pneu de moto
- 2 desmonta pneus (3 é melhor)
- 1 lubrificante para montagem de pneus (água ensaboada que seca naturalmente; não usar qualquer tipo de gordura que possa fazer a jante rodar e partir a válvula)
- 1 manómetro de pressão para pneus, se tiver câmara de ar
- 1 extrator de válvulas de pneus, se tiver câmara de ar (opcional)
- 1 pano húmido (opcional)
- 1 alavanca (opcional)
- 1 par de luvas (opcional)
Se não tiver um suporte para a troca da roda, pode realizar estes passos no chão, sobre uma caixa de cartão, para não danificar o lado da roda que vai ficar em contacto com o solo. Atenção: Como a coroa é frágil, comece com a roda colocada no lado oposto. Quando precisar de virar a roda, coloque o disco sobre uma cama de panos para proteger. Vamos começar por ver como trocar um pneu de moto com uma câmara de ar. Posteriormente, vamos ver qual o procedimento quando contém a MICHELIN Bib MousseTM.
1 - Como trocar um pneu de moto se tiver câmara de ar:
1. Retire o tampão da válvula
2. Pressione o núcleo da válvula para esvaziar a câmara de ar (ou utilize o extrator de válvulas para esvaziar todo o ar do pneu)
3. Desaperte a válvula completamente
4. Desaperte um pouco o parafuso do “gripster” para libertar o pneu
5. Retire o flanco de ambos os lados do pneu com a alavanca (ou pressione com força para desapertar)
6. Utilize um desmonta pneus para remover o pneu da jante a toda a volta
7. Retire completamente a câmara de ar
8. Agora, utilize o desmonta pneus para retirar o pneu da jante e fixe-o debaixo do disco
9. Utilize um segundo desmonta pneus para realizar a mesma operação, cerca de 15 cm mais à frente. Fixe-o também debaixo do disco e remova o primeiro desmonta pneus.
10. Continue a repetir esta operação, alternando entre os dois desmonta pneus, até ter retirado o bordo do pneu a toda a volta
11. Vire a roda para o outro lado
12. Aplique lubrificante no bordo do pneu no lado restante
13. Repita o passo 6 e os passos 8 a 10
14. Coloque um desmonta pneus entre o pneu e a parte inferior da jante e faça um movimento de alavanca para remover o pneu (certifique-se de que o lado oposto do pneu se encontra no fundo da jante para ser mais fácil retirar o outro lado do pneu com a ajuda do desmonta pneus)
15. Limpe o interior da jante com um pano húmido
16. Verifique a base da jante; substitua se estiver danificada, caso contrário existe o risco de danificar a câmara de ar
17. Coloque o novo pneu na jante (comprove que a direção de rotação é a correta)
18. Coloque a câmara de ar no interior, de forma que a válvula fique virada para o orifício
19. Se tiver removido o núcleo da válvula com o extrator de válvulas, volte a colocá-lo no núcleo
20. Encha a câmara de ar com um pouco de ar, para não ficar completamente vazia, mas continuar a ter alguma flexibilidade
21. Aplique lubrificante em ambos os lados do bordo do pneu
22. Utilize um desmonta pneus para voltar a colocar o pneu à volta de toda a jante, colocando-o entre o pneu e a extremidade inferior da jante para fazer o efeito de alavanca
23. Coloque a válvula no orifício da jante e aperte a porca a 3/4
24. Utilize o desmonta pneus para puxar parte do pneu e fixe-o debaixo do disco
25. Utilize o outro desmonta pneus para encaixar o pneu, de forma gradual. Quando estiver prestes a terminar, se necessário, utilize o terceiro desmonta pneus, também fixado debaixo do disco, para ajudar a segurar o bordo do pneu encaixado. Comprove que o lado oposto do pneu se encontra no fundo da jante.
26. Vire a roda para o outro lado e verifique o outro lado para comprovar que o pneu está ajustado a toda a volta
27. Retire o tampão e encha o pneu para assentar devidamente os talões do pneu na jante
28. Volte a colocar o tampão
29. Certifique-se de que o pneu está centrado na jante
30. Aperte totalmente o parafuso do “gripster” e o parafuso da válvula
31. Com a ajuda de um compressor, encha o pneu até à pressão recomendada
32. Substitua a tampa da válvula para a proteger da sujidade e garantir uma melhor vedação.
2 - Como trocar um pneu de moto se tiver a MICHELIN Bib MousseTM
Se pretende trocar um pneu de moto equipado com MICHELIN Bib MousseTM, os passos 4 a 14 são idênticos aos aplicados para uma câmara de ar, com a exceção de que com a MICHELIN Bib MousseTM existem 2 “gripsters” para desapertar (ou até mesmo 3 para a MICHELIN Bib MousseTM M18 num pneu MICHELIN Enduro Xtrem na dimensão (140/80 - 18))
Em seguida,
1. Retire a MICHELIN Bib MousseTM com os desmonta pneus
2. Inspecione para verificar se está em bom estado
3. Limpe com um pano seco
4. Limpe o interior da jante com um pano húmido
5. Verifique a base da jante; substitua se estiver danificada, caso contrário existe o risco de danificar a MICHELIN Bib MousseTM
6. Aplique o gel lubrificante MICHELIN fornecido com a MICHELIN Bib MousseTM (1 tubo para o pneu traseiro, ½ para o pneu dianteiro) e utilize um pincel para aplicar no interior do novo pneu (não aplique nos bordos)
7. Introduza a MICHELIN Bib MousseTM (para abrir a parte inferior do pneu, pode fazer força sobre o pneu para facilitar a introdução)
8. Aplique lubrificante em ambos os lados do bordo do pneu
9. Antes de montar o pneu na jante, comprove que o sentido de rotação é o correto
10. Utilize um desmonta pneus para voltar a colocar o pneu à volta de toda a jante, colocando-o entre o pneu e a extremidade inferior da jante, através do efeito de alavanca
11. Utilize o desmonta pneus para puxar parte do pneu e fixe-o debaixo do disco
12. Utilize o outro desmonta pneus para encaixar o pneu de forma gradual. Quando estiver prestes a terminar, se necessário, utilize o terceiro desmonta pneus, também fixado debaixo do disco, para ajudar a segurar o bordo do pneu encaixado
13. Vire a roda para o outro lado e verifique o outro lado para comprovar que o bordo está ajustado a toda a volta
14. Comprove que o pneu está centrado corretamente. Se não estiver, utilize um desmonta pneus e o lubrificante de montagem do pneu para ajudar a centrar o pneu
15. Aperte totalmente os parafusos dos “gripsters”.
Porque devo optar pela MICHELIN Bib MousseTM em lugar de uma câmara de ar?
A MICHELIN Bib MousseTM é a solução todo-o-terreno da Michelin contra furos nos pneus. É mais leve do que uma câmara de ar reforçada e elimina o inconveniente de um furo durante a condução em todo-o-terreno.
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