moto banner bg how to choose your tires help and advice

Pneus radiais ou diagonais?

Há muita diversidade no mundo das motos e scooters: pneus de polarização (ou diagonais) e pneus radiais.

moto picto bias tyre help and advice

moto picto bias tyre help and advice

Pneus diagonais

A carcaça de um pneu diagonal é feita de cabos de lona em camadas, que são colocadas de modo que os cabos criem um padrão cruzado. A estrutura inteira é uniforme de ponta a ponta; a coroa e os flancos do pneu têm propriedades mecânicas semelhantes.

moto picto radial tyre help and advice

moto picto radial tyre help and advice

Pneus radiais

Com uma construção radial, os cabos da lona irradiam a partir do centro do pneu. Além disso, a coroa é feita de camadas que formam um cinto. Em decorrência disso, a coroa e os flancos têm suas peculiaridades.

Dois tipos de pneus para o desempenho especializado

Devido a seus flancos macios, a escultura dos pneus radiais têm melhor aderencia à pista. Sua área de contato com o solo, mais curta porém mais larga que a de um pneu diagonal, proporciona maior aderência durante curvas muito fechadas. A calibragem do ar em contato com a superfície do pneu é distribuída de forma mais eficiente com os pneus radiais, o que resulta em um desgaste ainda mais uniforme da banda de rodagem ao longo do tempo.

Os pneus radiais também proporcionam maior conforto em velocidades mais altas, mais uma vez como resultado de seus flancos macios, que absorvem o impacto de imperfeições na superfície da estrada. Por outro lado, os pneus diagonais são capazes de carregar um peso maior porque seus flancos são mais rígidos. Em última análise, os pneus diagonais são adequados para veículos que viajam a velocidades moderadas, com motores de tamanho pequeno a médio e chassi flexível. Também são adequados para motos pesadas ou motos sobrecarregadas. Já os pneus radiais são necessários para veículos mais potentes e com chassis muito rígido e para fins mais esportivos. Eles permitem a você alcançar classificações de velocidade ZR, acima de 240 km/h.

 

Precisa de mais alguma ajuda?