Rodízio de pneus: como e por que razão fazer o rodízio de pneus?
O que é rodízio de pneus?
Como mencionado, a manutenção do rodízio de pneus é a troca da posição dos pneus em um carro, da frente para trás ou de um lado para o outro.
A razão básica para fazer um rodízio de pneus é que todos os pneus tendem a se desgastar em taxas diferentes. Os pneus do eixo motor se desgastam mais rapidamente devido à transmissão, potência e torque. Isso se aplica a veículos com tração dianteira e traseira. Os pneus dianteiros sofrem mais, pois a maioria dos carros tem tração dianteira. Nos veículos com tração traseira, será o contrário.
Sob tais circunstâncias, pode muito bem ser benéfico alternar os pneus traseiros para a frente. Maximiza o seu potencial para que todos os pneus se desgastem uniformemente e durem mais.
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Quando fazer o rodízio dos pneus?
A manutenção dos pneus deve ser feita periodicamente seguindo os padrões de rotação fornecidos no manual do proprietário do veículo.
Você deve alternar seus pneus aproximadamente a cada 8.000 km a 10.000 km. Para alguns, esta é a mesma frequência que o serviço para o carro. O momento certo pode ser na hora de comprar pneus novos.
Ao substituir apenas dois pneus, a Michelin recomenda que os pneus mais novos ou menos gastos sejam instalados no eixo traseiro para melhorar o controle e a segurança do veículo.
Este conselho aplica-se a veículos com tração dianteira e traseira equipados com o mesmo tamanhos de pneus dianteiros e traseiros. A calibragem dos pneus devem ser reajustadas de acordo com as recomendações do fabricante do veículo ou do fabricante do pneu.
Por que você deveria fazer rodízio de pneus?
Fazer o rodízio de pneus como manutenção preventiva ajudará a garantir que seus pneus se desgastem uniformemente.
Diversos fatores fazem com que seus pneus se desgastem:
- a localização do motor em seu carro: se estiver posicionado na frente, é provável que os pneus dianteiros carreguem mais peso que os traseiros. Assim, seus pneus dianteiros se desgastarão mais rapidamente.
- Se você dirigir muito em estradas com cascalho ou terrenos rochosos, seus pneus terão um desgaste acelerado em comparação com os passeios regulares urbanos ou na estrada.
- Na maioria dos carros, a frenagem é aplicada principalmente nos pneus dianteiros, o que causa desgaste extra em relação aos traseiros.
- O mau alinhamento das rodas é outro motivo de desgaste acelerado.
Outra razão pode ser um carro com o volante à direita! Nos países com volante à direita, as curvas à direita são na maioria das vezes mais fechadas do que as curvas à esquerda e, assim como um piloto em uma pista, o pneu esquerdo, do lado de fora, percorre uma distância maior, o que causa mais desgaste do que o direito!
Como fazer o rodízio de pneus?
Primeiramente, o perfil do pneu definirá as regras de rodízio de pneus do veículo.
Padrões de banda de rodagem assimétricos, simétricos e direcionais
Pneus de perfil direcional e assimétrico só podem ser usados em uma direção de deslocamento. Isso significa que eles só podem ser usados em uma posição. Isso é indicado na lateral externa do pneu por uma seta e uma marcação “Outside” (fora).
Para estes pneus, a rodízio deve ser estritamente lateral. O pneu dianteiro esquerdo deve ser posicionado do mesmo lado, mas na parte traseira. O mesmo se aplica ao lado direito.
Por outro lado, pneus simétricos não são afetados pela posição da roda durante uma rotação. Pneus simétricos possuem o mesmo padrão nos lados esquerdo e direito. Eles não têm direção de montagem. Eles não encontrarão nenhum problema em rodar em diferentes direções. Em conclusão, eles podem ser montados à esquerda ou à direita, na frente ou atrás.
Dito isto, o rodízio de pneus terá que levar em conta o tipo de sistema de acionamento do veículo.
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Rodízio de pneus com rebite
A direção de rolamento dos pneus com rebite nunca deve ser alterada.
Isso pode ser alcançado trocando os pneus da frente para trás no mesmo lado do veículo.
Rodízio de pneus: peça conselho profissional
Procure sempre por orientação profissional! Um profissional fará para você o rodízio de pneus. Além disso, um técnico de pneus poderá inspecioná-los para identificar qualquer dano potencial.