WHAT CAN CAUSE EXCESSIVE OR UNEVEN TYRE WEAR?

O QUE PODE CAUSAR DESGASTE EXCESSIVO OU IRREGULAR DOS PNEUS?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

É normal que os pneus em uso apresentem um desgaste progressivo ao longo do tempo. Contudo, devido a condições específicas de uso, os pneus podem apresentar desgaste anormal ou irregular, o que pode reduzir sua vida útil.  Algumas das causas do desgaste irregular de pneus podem provocar o enfraquecimento da estrutura de reforço do pneu, mas antes que isso ocorra, pode haver outras consequências menos óbvias, como o aumento no consumo de combustível.

Este artigo trata das causas desse desgaste excessivo ou desgaste irregular de pneus. Como evitá-los e como saber quando é a hora de trocar os pneus?

Causas do desgaste dos pneus

Caso 1: Desgaste na parte externa dos pneus (ambas as bordas) ou desgaste arredondado 

Desgaste na parte externa dos pneus

O desgaste na parte externa dos pneus ou quando banda de rodagem do pneu fica arredondada.

O desgaste excessivo dos pneus em ambas as bordas, fazendo com que a banda de rodagem pareça arredondada em vez de plana, pode indicar uma calibragem insuficiente. Quando o pneu está com a calibragem insuficiente, a carga na área de contato entre sua superfície e a estrada não é dividida de maneira uniforme. A parte central da banda de contato não recebe o suporte adequado e a carga é transferida para as bordas externas (também chamadas de ombros). Quanto mais carga é colocada nos ombros, mais rápido é o desgaste na parte externa dos pneus.

Um pneu com calibragem insuficiente tende a flexionar demais e ficar mais quente do que o normal. Isso acelera a taxa de desgaste da borracha e aumenta a resistência ao rolamento, o que, por sua vez, aumenta o consumo de combustível do veículo. 

Como evitar o excessivo desgaste na parte externa dos pneus?

Para evitar esse desgaste anormal, a calibragem do pneu deve ser feita com a pressão recomendada, usando um manômetro confiável e a pressão deve ser verificada pelo menos uma vez por mês, com os pneus em temperatura ambiente.

Para saber a calibragem recomendada, consulte o manual do proprietário do seu veículo ou o adesivo na porta do motorista.

Caso 2: Desgaste no centro do pneu

Desgaste no centro do pneu

Desgaste no centro do pneu

O desgaste do pneu concentrado na parte central pode indicar calibragem excessiva.

Se o pneu estiver excessivamente calibrado, a parte central da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e, portanto, se desgasta mais rapidamente do que as bordas.

Um leve desgaste no centro do pneu, nos pneus traseiros, por exemplo, pode ser uma característica da forma como o fabricante do veículo configurou seu veículo, mas é importante que a informação seja confirmada.

Como evitar desgaste excessivo do centro do pneu?

Verifique a calibragem do pneu quando ele estiver em temperatura ambiente, usando um medidor de pressão confiável. Opte pela calibragem recomendada pelo fabricante do seu veículo.

Para saber a calibragem recomendada, consulte o manual do proprietário do seu veículo ou o adesivo na porta do motorista.

Caso 3: Desgaste do pneu na parte externa, desgaste do pneu na parte interna (apenas uma borda) ou padrões de desgaste do pneu

Desgaste do pneu na parte externa ou na parte interna

Desgaste do pneu na parte externa
Desgaste do pneu na parte interna (em uma borda) 

Padrões de desgaste de pneu

Padrões de desgaste de pneu desiguais ou irregulares

O desgaste excessivo de um lado do pneu ou padrões de desgaste irregulares e desiguais podem indicar um problema com a suspensão do veículo. Esse tipo de desgaste pode ocorrer quando o alinhamento ou a curvatura da roda está incorreta ou quando os componentes da suspensão, como buchas ou amortecedores, estão em más condições.

Exemplo de opções de curvatura e alinhamento

camber

CAMBAGEM

alignment

ALINHAMENTO

Como corrigir o desalinhamento da suspensão?

Peça a um profissional o diagnóstico da curvatura das rodas do seu veículo, ele poderá fazer o ajuste adequado dos diferentes ângulos e substituir quaisquer componentes danificados ou desgastados.

Saiba mais sobre geometria.

Como saber quando o pneu precisa ser trocado?

Existe uma profundidade mínima legalmente definida para a banda de rodagem dos pneus. A profundidade da banda de rodagem do pneu de carros, vans e veículos 4x4 deve ser de pelo menos 1,6 mm ao longo de uma faixa contínua compreendendo os ¾ centrais da largura da banda de rodagem e por toda a circunferência do pneu.

Conforme o desgaste se aproxima desse limite, os pneus precisam ser trocados.

Quando o desgaste do pneu atinge o ponto em que o pneu precisa ser trocado

Mas cuidado:

  • É responsabilidade do motorista certificar-se de que os pneus estão em boas condições para a estrada.  O uso de pneus inadequados pode acarretar penalidades para o motorista.
  • No entanto, se você trocar os pneus antes de atingir a profundidade mínima permitida da banda de rodagem, aumentará os custos de funcionamento do veículo, os resíduos e as emissões de CO2.


Felizmente, existe uma maneira fácil de determinar quando é hora de trocar os pneus.

Os indicadores de desgaste do pneu

Indicador de desgaste do pneu

O indicador de desgaste do pneu é uma pequena nervura elevada com 1,6 mm de altura na base das ranhuras principais da banda de rodagem em vários intervalos ao redor da banda de rodagem do pneu.

Quando a altura da banda de rodagem está alinhada com os indicadores de desgaste do pneu, é hora de trocar o seu pneu.

Nas áreas externas (ombros) pode não haver indicador de desgaste do pneu. Nesse caso, a restrição legal é não ter uma escultura adequada.

zoom bibendum

Como localizar um indicador de desgaste do pneu?

Para pneus MICHELIN, um pequeno logotipo com o boneco Michelin no flanco facilita a localização dos indicadores de desgaste dos pneus.

Seus indicadores de desgaste dos pneus mostram que é hora de trocar os pneus?

banner dealer locator

Encontre uma revenda mais próxima de você em segundos

Buscar por
Endereço ou CEP
Carro
  • Carro
  • Motorbike
Localizar-me
Buscar
Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site