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O que fazer com um pneu furado ou vazio?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Caso esteja com um pneu furado, pode ser devido a uma série de razões. Muitas vezes, a perda de pressão é consequência de um furo ou danos no flanco do pneu, mas também pode ser uma válvula com vazamento, tampa da válvula ou até mesmo a roda. Então, o que fazer quando o pneu fura ou esvazia?
Vamos direto ao ponto.

Como saber se o pneu vazio  foi causado por um furo no pneu?

Um pneu vazio pode significar um furo no pneu. O furo no pneu pode ter sido causado por um prego, um objeto pontiagudo sobre o qual você passou, um impacto no flanco ou uma válvula com vazamento.

Sinais de que você pode estar com um furo no pneu:

  • Direção lenta ou pesada
  • O carro arrasta para um lado ao rodar lentamente
  • Uma sensação constante da direção puxando
  • Aumento do ruído de um pneu nas curvas
  • Aviso do sistema de monitoramento da calibragem do pneu
  • O carro não está nivelado quando você se aproxima dele
  • Um pneu de aparência mais deformada ao tocar no solo
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Nesse caso, é recomendável trocar o pneu e mostrar o furo no pneu a um profissional. 

É seguro dirigir com um pneu furado ou vazio?

Não. Todo furo no pneu, de qualquer tamanho, deve ser verificado por profissional habilitado. Não é seguro calibrar novamente um pneu danificado, pois você corre o risco de rompê-lo, fazendo com que ele esvazie abruptamente enquanto estiver perto dele. Dirigir com um pneu danificado pode colocar você, seus passageiros e outros usuários da estrada em risco, pois o carro pode não rodar como deveria e o pneu pode rasgar.

Internal noise caused by the tyres is a major concern for electric cars

Danos no flanco do pneu

Danos menores na banda de rodagem, longe dos ombros e do flanco do pneu, geralmente podem ser consertados.

Mas quando ocorre um furo ou rasgo em qualquer lugar próximo ou no flanco, pequenos reparos não podem ser realizados. Em tais situações, para garantir que o pneu possa ser reparado, deve ser feito um conserto no flanco, considerado como uma reparação importante, para garantir que o mesmo seja suficientemente reforçado, mas permaneça flexível. Muitas vezes, esse tipo de reparo não é econômico para um pneu de carro e muitas revendedoras de pneu não possuem o equipamento necessário.
Portanto, pode ser preferível trocar o pneu por um novo.

As reparações de pneus de carro só devem ser realizadas por técnicos competentes. O técnico pode se recusar a consertar seus pneus por uma série de razões, como suspeitar que o carro rodou com uma calibragem de pneus insuficiente.

Existem várias razões pelas quais um pneu pode não ser reparável. Se você detectar alguma dessas, seu pneu não é adequado para reparo e precisa ser substituído:

  • Profundidade da banda de rodagem inferior a 1,6 mm na parte central dos ¾ da largura da banda de rodagem
  • Dano ou fraqueza no talão ou na estrutura, incluindo corrosão interna causada pela entrada de umidade por meio de cortes.
  • Borracha envelhecida
  • Diversos furos antigos
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Tenho um pneu murcho que não está furado nem danificado

Neste caso, pode haver um vazamento na válvula ou roda ou pode ser que os pneus precisem de uma manutenção mais regular. É natural que os pneus percam um pouco da pressão com o tempo. Como parte do monitoramento regular, a calibragem pode ser aumentada periodicamente, desde que a pressão não tenha caído o suficiente para causar danos ao pneu.

Recomenda-se que a calibragem do pneu seja verificada pelo menos uma vez por mês e antes de qualquer viagem longa. Esse monitoramento também identifica se há uma mudança na taxa de perda de pressão do ar, o que pode exigir investigação.

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No entanto, se não for gerenciada, a perda de pressão pode levar a uma calibragem muito insuficiente, o que apresenta vários riscos:

  • A calibragem insuficiente encurta a vida útil da banda de rodagem, aumentando a taxa de desgaste em geral, mas em particular nas bordas externas (ou ombros) do pneu.
  • A calibragem insuficiente também pode causar uma flexão excessiva e superaquecimento, o que aumenta as taxas de desgaste da borracha e enfraquece a estrutura do pneu.
  • A calibragem insuficiente pode afetar o manuseio e a performance, por exemplo, em freadas bruscas, especialmente em tempo chuvoso.
  • A calibragem insuficiente aumenta o consumo de combustível, aumentando a resistência ao rolamento do pneu, o que significa paradas mais frequentes em postos de gasolina, com custos de combustível mais altos.


Para evitar esses problemas, é importante verificar a calibragem dos pneus regularmente, independentemente do tipo de veículo que você dirige.

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